Ato em celebração ao Novembro Azul e Negro movimenta ALBA

Cerca de mil pessoas, que percorreram o saguão principal da Assembleia Legislativa da Bahia, durante toda a terça-feira (dia 11), foram contempladas com ações vinculadas à saúde com a finalidade de conscientizar a todos sobre a importância do diagnóstico precoce e prevenção de doenças relacionadas ao “Novembro Azul e Negro”: câncer de próstata, diabetes e anemia falciforme.

novembro-azul-albaSegundo informações do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de próstata já atinge 68 mil homens no país – um caso a cada sete minutos. Já a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) alertou, que 12 milhões é o número oficial de pacientes com diabetes no Brasil.

A anemia falciforme, doença genética, mais prevalente na saúde dos negros, também foi ressaltada pelos profissionais da área, pois Salvador e o Recôncavo Baiano têm o maior número de portadores do traço falcêmico, atingindo mais de 5%, desta parcela da população. “Nosso país é o de maior população negra fora do continente africano, e por se tratar de uma doença, que não tem cura o paciente precisa de ainda mais atenção e cuidado”, explicou Arimateia.

A estudante de enfermagem da Faculdade Universo, localizada em Salvador, Mariana Amorim, opinou sobre a iniciativa do evento. “Essa ação aqui no Parlamento Baiano é bem vinda e de extrema importância para a Saúde Pública, pois estimula a prevenção de doenças”, disse.

Na ocasião, diversos procedimentos foram realizados, além da exposição de vídeos indicando a prevenção e tratamentos adequados das doenças citadas na perspectiva de salvar a vida do paciente.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?