Conheça minha história

RESUMO

Nascido em Alexandria, no Rio Grande do Norte, José de Arimateia é casado com Cristina Paiva e juntos, têm dois filhos: Lucas e Moisés, duas noras, Diana e Thamires, e dois netos: João Lucas e Elizabeth. Foi vendedor de redes, feirante em sua cidade natal, locutor de carro de som e de eventos. É jornalista pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF), radialista, técnico em contabilidade e deputado estadual pelo quarto mandato parlamentar na Bahia. Além de ter ocupado o cargo de vereador da cidade de Feira de Santana, por dois mandatos. É vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento, membro da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Bahia, presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Bem Estar Animal e da Segurança Ambiental, além de estar como secretário estadual do movimento Idosos Republicanos.

 

BIOGRAFIA COMPLETA

Arimateia começou a trabalhar na infância para ajudar no sustento da casa. Foi vendedor ambulante nas feiras livres da sua cidade natal, como também locutor de carro de som e eventos. Mesmo menor de idade, começou a trabalhar como serviços gerais na Companhia Integrada de Desenvolvimento Agropecuário (CIDA), órgão do Estado do Rio Grande do Norte. Depois, foi auxiliar administrativo e chegou a ser Gerente da CIDA. José de Arimateia foi também microempresário na área de artesanato, vendedor de redes e possuiu uma metalúrgica.

Chegou à Bahia, em 1995. Em 1998, foi eleito deputado estadual com 21.929 votos pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Em 2004, foi eleito como vereador pelo Partido Social Liberal (PSL), em Feira de Santana.

Em 2006, concluiu a faculdade de Jornalismo na Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF). Em 2008 concorreu à reeleição para vereador como candidato do Partido Republicano Brasileiro (PRB) na Princesa do Sertão.

No ano de 2011, José de Arimateia retornou à Assembleia Legislativa da Bahia com 56.896 votos pelo PRB. Durante quatro anos, esteve como presidente na Comissão de Saúde e Saneamento, promovendo constantes debates para conquistar uma saúde pública de qualidade, sendo eleito “Deputado Destaque Parlamentar no ano de 2013”.

No ano de 2014, foi reeleito com 81.097 votos e continua lutando pela democratização da saúde, direitos dos idosos, dos animais e em defesa da vida e da família.

Em 2015, tornou-se vice-presidente na Comissão de Saúde e presidente na Comissão de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho na Casa Legislativa.

Já em 2016, foi sancionada a Lei 13.472/2016, de autoria do deputado, que cria a Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais. Em dezembro de 2017, o deputado foi homenageado pelo Comitê de Imprensa da ALBA com o prêmio “Destaque Parlamentar 2017”.

Arimateia foi contemplado com diversas honrarias em reconhecimento ao seu trabalho assíduo, a exemplo, da Comenda Dois de Julho, Medalha Exército Brasileiro, Título de Cidadão da Cidade de Salvador e de Feira de Santana, Comenda da Soberana Ordem da Sociedade Intercontinental de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais e o Título de Cidadão Baiano.

Em 2018, o republicano foi eleito por unanimidade pelos deputados estaduais da Assembleia Legislativa da Bahia, como coordenador da Subcomissão de Saúde e Atenção ao Idoso. Neste mesmo ano ele foi reeleito deputado estadual com 65.946 votos. O parlamentar foi o segundo mais bem votado da Coligação “Por uma Bahia Melhor” (PRB-DEM-PV-PSDB), além de ter sido o 18° mais bem votado do estado entre os 63 deputados que compõem o Parlamento Baiano.

Em 2019, o republicano foi eleito e empossado como presidente da Comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A sua atuação parlamentar em favor dos idosos da Bahia permitiu que o deputado se tornasse também presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da ALBA e secretário estadual do movimento Idosos Republicanos.

Em 2020, José de Arimateia concorreu ao cargo de prefeito da cidade de Feira de Santana, ocupando a terceira colocação entre os mais votados no primeiro turno, com 14.012 votos.

Mesmo em meio à pandemia da Covid-19, Arimateia se manteve atuante em favor da família, da saúde, do meio ambiente e dos animais, propondo debates, novas leis e importantes ações na sociedade baiana.

Firmando o seu compromisso com a pessoa idosa, em 2022, Arimateia foi relator do projeto de lei que criou o Fundo Estadual da Pessoa Idosa, um marco para a arrecadação de monetária e garantia de direitos para os idosos baianos. No mesmo ano, José de Arimateia concorreu à reeleição para deputado estadual, obtendo 77.995 votos na corrida eleitoral.

Em 2023 Arimateia foi empossado para o seu quinto mandato parlamentar pelo estado da Bahia, dando continuidade às bandeiras de atuação desde 1998, com destaque ao trabalho pelo público com 60 anos ou mais.