A solidariedade contagiou a tarde desta quarta-feira (22/12) na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), onde o deputado estadual José de Arimateia (Republicanos) realizou o encerramento da campanha “Natal Solidário Pet”, que ocorreu simultaneamente em Salvador, Feira de Santana, Itabuna e Itaberaba. A ação teve como objetivo amenizar os impactos do aumento de animais abandonados nas instituições, que já passam por dificuldades para cuidarem dos pet. Somente na capital baiana, o crescimento dos casos de abandono chegou a 860% durante a pandemia em 2020, segundo dados da Brigada K9. A quarta edição da campanha conseguiu arrecadar mais de 300 kg de ração para cães e gatos, que foram doadas para instituições que cuidam, não apenas de animais abandonados, mas também dos resgatados em situação de maus tratos.
A alegria em receber a atenção e de ter alguém que lute pela causa fica estampada no rosto de quem diariamente dedica tempo e recursos, por muitas vezes escassos. Um exemplo é da Diana Barreto, coordenadora do Instituto Guardiões da Bicharada, localizado em Dias d’Ávila. Ela expressou sua satisfação em participar deste momento tão especial. “Arimateia é a voz dos protetores na ALBA, o único deputado da Bahia que se preocupou com a causa animal no mês de dezembro. Parabéns pela iniciativa, se não fosse ele não sei o que seriam dos animais” concluiu.
Feliz com o resultado da campanha, José de Arimateia fez um balanço da campanha deste ano e garantiu a continuidade da luta em defesa dos animais. “Quero ressaltar que na pandemia o abandono de animais aumentou em mais de 800% em Salvador. Como defensor da causa animal, sei que existem as dificuldades nas instituições em cuidarem dos animais. Por isso que, em 2022, apresentarei na ALBA o plano de políticas públicas para a causa animal. Gostaria de agradecer a todos que contribuíram para que esta ação fosse realizada. Tenho certeza que na próxima campanha vamos conseguir mais.” finalizou.
Texto: Alex Borges
Foto: Silas Silva