Doenças crônicas negligenciadas na pandemia são tema de Audiência Pública na Comissão de Saúde da ALBA

O deputado estadual José de Arimateia (Republicanos) promove, na próxima terça-feira (10), às 10 horas da manhã, uma Audiência pública na Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Como vice-presidente do Colegiado, o parlamentar é o proponente do encontro virtual, que acontecerá através da plataforma Zoom para colocar em pauta as doenças crônicas que têm sido negligenciadas pela população durante a pandemia.

De acordo com a Organização Panamericana de Saúde (PAHO), as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) já são a principal causa de morbidade, mortalidade e incapacidade no mundo, sendo responsáveis por cerca de 5,5 milhões de mortes por ano, somente nas Américas. Com a pandemia do Coronavírus e o receio de sair de casa, sobretudo em relação aos idosos, a quantidade de atendimentos em emergências caiu muito, enquanto as mortes por doenças cardiovasculares, por exemplo, viu sua perspectiva aumentar, o que tem sido motivo de alerta dos especialistas, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

“Por esse motivo, queremos utilizar o alcance da Casa Legislativa baiana e colocar a Comissão de Saúde como instrumento de conscientização para que a população baiana possa cuidar de seu bem-estar de forma equilibrada”, explicou José de Arimateia. Para discutir o assunto na Audiência Pública, o parlamentar convidou representantes da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), da Secretaria de Saúde do Município de Salvador e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), além do médico cardiologista Dr. Luís Carlos Passos e do médico oncologista Dr. Robson Moura.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?