Parlamentar realiza Audiência Pública sobre Feridas Crônicas

Proposta pelo deputado estadual José de Arimateia (PRB) também vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, a Audiência Pública sobre Feridas Crônicas e Complexidades foi realizada durante toda a manhã desta terça-feira (19), no Auditório Jutahy Magalhães, no Parlamento Baiano. A cerimônia objetivou o debate e construção de Políticas Públicas de Atenção ao Portador da Ferida Complexa. Atualmente, a doença atinge cerca de cinco milhões de pessoas no país e 350 mil indivíduos na Bahia.

audiencia-publica-feridas-cronicasO deputado Arimateia detalhou a importância da discussão para a comunidade baiana que segundo ele, deve ter conhecimento sobre o tema, pois uma pequena lesão na pele pode resultar em uma ferida crônica levando o individuo a internações por longos períodos originando, em alguns casos, a morte. “Essa Audiência vai, sem dúvida, orientar a população, além de gerar um grande impacto na redução de leitos no estado da Bahia”, salientou o parlamentar, enfatizando a relevância da implantação de políticas públicas que amenizem o sofrimento diário desses pacientes específicos.

Segundo informações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), esta doença já é a 14ª maior causa de afastamento do trabalho no Brasil, com mais de 200 mil trabalhadores afastados de maneira temporária ou permanentemente.

Com a intenção de alertar a população baiana o cirurgião Vascular e responsável pelo Ambulatório de Pé Diabético do Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (CEDEBA), Cícero Fideles, informou que a cada 30 segundos uma pessoa perde a perna no mundo por conta de uma simples ferida. “Estamos aqui hoje discutindo um problema de saúde pública e social, pois um milhão de pessoas perdem a perna por ano com a diabetes”, atentou.

Estiveram presentes representantes da Sociedade Civil, entidades representativas dos portadores de feridas crônicas, profissionais da área, gestores do Ministério e da Secretaria Estadual da Saúde, dentre outras autoridades.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?