Arimatéia se pronuncia no Plenário da ALBA sobre o “Novembro Azul”

Na tarde, desta terça-feira (4), o deputado estadual, José de Arimatéia (PRB), que também é presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia, utilizou o Plenário da Casa para ressaltar o “Novembro Azul”. A mobilização objetiva alertar a população masculina sobre a atenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata – segunda causa mais comum de morte por câncer em homens no Brasil.

arimateia-plenario-novembro-azulSegundo informações do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), a enfermidade já atinge 68.800 mil homens no país –  um caso a cada sete minutos. Em seu pronunciamento Arimatéia falou que a saúde do homem também precisa de cuidados cruciais. Ele também abordou a necessidade extrema de mobilizar a sociedade para políticas públicas voltadas ao segmento.

“Estamos na década da prevenção, e eu realmente torço para que os homens da Bahia e do Brasil venham realizar o exame na perspectiva de combater o câncer de próstata. A doença, quando diagnosticada cedo, tem cura. Como parlamentar, também vou estar atento às políticas voltadas a saúde masculina”, disse o deputado.

Só no Nordeste são 12.930 mil indivíduos com o câncer de próstata. Já na capital baiana, apenas o Hospital Aristides Maltez, referência em câncer em todo o Estado, diagnosticou 739 novas incidências no primeiro semestre de 2014 – um acréscimo de 24,8% comparado ao mesmo período do ano passado (592 ocorrências). “Todos esses dados retratam a importância de nós homens deixarmos o preconceito de lado. Trata-se de um lembrete, que vale a vida”, alertou o deputado.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?