Comissão de saúde discute situação das pessoas portadoras do Lúpus na Bahia

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia irá realizar na manhã desta terça-feira (02), às 10h15, uma audiência pública para discutir a atual situação das pessoas portadoras do Lúpus no estado da Bahia. O evento proposto pelo presidente do Colegiado, deputado estadual, José de Arimatéia (PRB), irá acontecer na Ala A do Auditório do Edifício Senador Jutahy Magalhães, localizado no Parlamento Baiano.

comissao-de-saude-situacao-portadoras-lupusNo Brasil são mais de 200 mil pessoas com lúpus, doença autoimune, que registra mais de mil casos por ano. De acordo com informações do Ministério da Saúde, em 2012, a doença levou à internação 4.475 pessoas. O órgão ainda classifica as mulheres como as mais afetadas. Em cada grupo de dez doentes, nove são mulheres em idade reprodutiva.

“A iniciativa surgiu com o objetivo de gerar conhecimento sobre a doença, a exemplo dos sintomas, tipos, causas, diagnósticos e tratamento, além de pontuar todas as queixas dos portadores da doença para encaminhar as demandas para os órgãos competentes, na expectativa de uma melhor qualidade de vida para essas pessoas”, explicou Arimatéia.

Foram convidados para a audiência pacientes e seus familiares, a médica dermatologista do Hospital Santa Isabel, Shirley Moreira, defensor público do Estado da Bahia, Gil Braga Castro, médico reumatologista do Hospital Santa Isabel, Mittermayer Barreto Santiago, médico pneumologista do Hospital Santa Isabel, Rosalvo Abreu, além da presidente da Loba ( Lúpicos Organizados da Bahia), Jacira Conceição.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?