Arimatéia ressalta projeto que beneficia idosos durante sessão em Feira

Com o plenário lotado, a Câmara Municipal de Feira de Santana realizou na tarde desta sexta-feira (04), sessão especial alusiva aos 10 anos do Estatuto do Idoso e ao Dia do Idoso, comemorado em 01 de outubro. O deputado estadual, José de Arimatéia (PRB), participou da solenidade que contou também com a presença de dezenas de idosos que mostraram a vontade de lutar por seus direitos.

projeto-beneficia-idososA vereadora Gerusa Sampaio (PSD), falou sobre a importância do cumprimento do Estatuto do Idoso. “Sabemos que infelizmente as normas de respeito aos idosos não são cumpridas em 80%”. E completou: O pior da velhice não é a idade cronológica, mas o estado de espírito. Por isso, precisamos garantir o bem estar da pessoa idosa.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Cacilda Miranda, falou sobre os desafios enfrentados pela comunidade idosa na cidade como a potencialização das ações do Município para as pessoas idosas como a acessibilidade e o transporte, além da garantia de recursos para investir em atividades para uma melhor qualidade de vida.

Cacilda apresentou uma pauta de reivindicações que foi endossada pelos idosos presentes através de palmas e manifestações de apoio. “É necessária a construção do Centro de Convivência para Idosos com espaços adequados ao desenvolvimento de atividades como hidroginástica, atividade física, oficinas de artesanato, quadra de esportes e salão de festas porque também precisamos nos divertir”, reivindicou. A criação da Delegacia Especializada para o Idoso e problemas na infraestrutura da cidade como a irregularidade das calçadas também foram citados.

“Nós só queremos ter direito a uma velhice digna com respeito e dedicação”, considerou Cacilda, e pediu que todos se fizessem um questionamento: Quando eu envelhecer, quem vai cuidar de mim?.

O deputado José de Arimatéia entregou para a presidente do Conselho, cópia do projeto de lei de sua autoria que dispõe sobre a Politica Estadual da Pessoa Idosa. “Acredito que este projeto vai nos ajudar a criar condições para que o Estado, junto com os Municípios, cumpram o Estatuto do Idoso”. De acordo com ele, a expectativa é que o projeto entre em pauta na próxima semana. “Fiz uma solicitação ao presidente da Casa, Marcelo Nilo, e ao líder de governo, Zé Neto, para que possamos votar o projeto ainda neste mês de outubro”.

O presidente da Casa, Justiniano França (DEM), instaurou uma comissão formada por vereadores para estudo da pauta de reivindicações apresentada pelo Conselho. Estiveram presentes também na sessão a secretária de saúde, Denise Mascarenhas, o advogado e membro do Conselho Municipal do Idoso, Ricardo Oliveira Rebelo, e vereadores.

ALBA

A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Cacilda Miranda, agradeceu de público o convite do presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia, para participar da Sessão Especial com o mesmo tema, que aconteceu na quinta-feira (03), na Assembleia Legislativa da Bahia. “Presenciei naquele evento um olhar diferenciado as pessoas idosas. Me senti gratificada em falar pelos idosos de Feira de Santana durante a solenidade”, registrou a presidente.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?