O deputado estadual, José de Arimatéia (PRB), participou na última quinta-feira (04), do programa Assembleia Itinerante realizado em Juazeiro, na Região Norte da Bahia. Os trabalhos, que foram abertos pelo presidente Marcelo Nilo, às 14h45, entraram pela noite, permitindo uma discussão objetiva das grandes questões políticas, econômicas e sociais do município e de todo o médio São Francisco.
Cerca de 800 pessoas lotaram o Centro de Cultura João Gilberto, sendo que uma parte prestigiou os trabalhos através de telão instalado no saguão do auditório. Foram realizadas três sessões plenárias. A primeira de caráter ordinário, com debates sobre as questões regionais.
“Tornar a Casa do Povo Baiano, mais próxima da população de Juazeiro é uma iniciativa grandiosa porque através do corpo a corpo passamos a conhecer os problemas da região para investimentos futuros”, explicou Arimatéia.
A Assembleia Itinerante em Juazeiro foi das mais representativas entre as realizadas até agora, tendo marcado presença a totalidade dos integrantes das câmaras de vereadores dos municípios do lago de Sobradinho, bem como de outras localidades da região.
Além de prefeitos, vice-prefeitos, reitores de universidades, dirigentes de órgãos estaduais e federais, autoridades militares, sindicalistas e militantes políticos. O entorno do Centro de Cultura João Gilberto ficou repleto de faixas de associações, de sindicatos e de parlamentares. Durante os trabalhos, o Sindae protestou contra proposta do Executivo municipal de Juazeiro de privatizar o serviço de abastecimento de água através de uma Parceria Pública Privada, PPP.
Houve ainda a distribuição de panfletos defendendo a manutenção do poder de investigação do Ministério Público através de uma petição on line – uma PEC em exame no Congresso pretende reduzir essa prerrogativa. Os debates foram acalorados, sendo marcante as diferenças de posições entre os integrantes da base da administração Jaques Wagner e os oposicionistas.
A população se manifestou com aplausos e demonstrações de apoio no plenário, introduzindo em urnas disponibilizadas no saguão em formulário distribuído no local suas reivindicações, sugestões e cobranças. Um documento sintetizará esses anseios locais e será encaminhado aos parlamentares para conversão em indicação – a ser assinada suprapartidariamente.
Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa da Bahia.