Tornar permanente a Comissão Especial para o Acompanhamento dos Programas Emergenciais de Combate aos Efeitos da Seca (CEAPECES) e criar uma subcomissão com a finalidade de dar continuidade às ações, ampliar o número de carros pipa de sete para 11, para melhor atender às comunidades rurais, e encaminhar à Câmara Municipal projeto que transforma a Defesa Civil em autarquia. Estas foram as principais definições da reunião na tarde desta sexta-feira (4) com membros da CEAPECES no gabinete do prefeito Tarcízio Pimenta.
Um novo encontro está agendado para segunda-feira (7), às 9h, no auditório do Hotel Acalanto. Durante a reunião foram apresentadas sugestões de ações para enfrentamento e convivência de trabalhadores rurais com períodos de estiagem. O prefeito Tarcízio Pimenta considerou a reunião bastante positiva e ressaltou a necessidade de integração entre o poder público e representatividades para discutir e colocar em prática soluções direcionadas à assistência de famílias vítimas da falta de chuvas.
“Estamos vivendo um momento crítico na zona rural e esta situação precisa ser discutida para encontrarmos soluções urgentes e viáveis para socorrer o homem do campo. Esta Comissão foi criada atendendo solicitação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e vamos seguir com os debates para que possamos objetivamente encontrar soluções”, afirmou o prefeito.
Na oportunidade o gestor municipal destacou, ainda, os investimentos do Governo Municipal na zona rural de Feira de Santana. “A nossa preocupação é oferecer condições para o homem do campo sobreviver neste período. Realizamos licitações para aquisição de sementes e implementos agrícolas. Em breve será realizada licitação para compra de mais dois carros pipa, o que representa investimentos da ordem de R$ 52 mil. Além do empenho e investimentos para viabilizar abastecimento de água potável, em parceria com a Embasa, em diversos distritos”, pontuou.
O secretário municipal de Agricultura e presidente da Comissão, Ozeny Morais, destacou a importância da parceira do Governo Municipal com a Embasa.
“A situação atual é preocupante. Estamos trabalhando, buscando meios para conseguir levar água para todas as comunidades rurais de Feira. Muitas ações e investimentos já foram concretizados, como sistema de abastecimento de água, poços artesianos, cisternas, dentre outros. Mas muito ainda precisa ser feito para amenizar o sofrimento dos trabalhadores da zona rural”, declarou. A criação da subcomissão da CEAPECES, como explica a coordenadora do Pólo Sindical dos Trabalhadores dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana, Conceição Borges, irá ampliar as discussões. “Já existe uma série de medidas anunciadas para socorrer as famílias atingidas pelos efeitos do longo período de estiagem. Esta Comissão tem a responsabilidade de planejar, fiscalizar e colocar em prática medidas que serão indispensáveis para oferecer uma nova condição aos trabalhadores rurais e que servirão, ainda, de base para os próximos períodos de seca, pois infelizmente esta não será a última”, ressalta.
A Comissão, presidida pelo secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes, é composta pelo prefeito Tarcízio Pimenta, representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Sedeso), Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), Comunicação Social (Secom), Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec) e da Secretaria Executiva de Defesa Civil (COMDEC); e representantes dos órgãos EBDA, Adab, Ministério Público, Câmara Municipal de Vereadores, Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA)- Inspetoria Feira de Santana, Igreja Católica, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Embasa, Sindicato dos Produtores Rurais, Sindicato dos Jornalistas e Associação dos Pequenos Agricultores de Feira de Santana.