Padilha visita Hospital Estadual da Criança

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou a habilitação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual da Criança, junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) – o que corresponde aos 20 leitos em funcionamento. O anúncio aconteceu durante a visita do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao HEC, na tarde desta sexta-feira (29). O Ministro esteve acompanhado do Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla. O deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde de ALBA, José de Arimatéia (PRB), também esteve presente.

padilha-visita-hospital-estadual-da-criancaPadilha aproveitou para conhecer as instalações do HEC, e se disse impressionado com o hospital. “Pode até existir algo parecido com esta unidade, mas não existe nada melhor no país. Quando visitei a obra, mesmo na minha visão mais otimista, eu não cheguei a imaginar que o resultado final seria tão bom, porque ultrapassamos a estrutura física e contamos também com a construção de um excelente quadro de profissionais”, avaliou.

O Ministro fortaleceu a missão do HEC em atuar como hospital-escola e falou sobre a parceria entre os Ministérios da Saúde e Educação em programas como o Pró-Residência. “Estamos definindo novos critérios para formação de médicos no Brasil, especialmente pediatras e neonatologistas, além de financiar aberturas de vagas de residências nas especialidades que o Brasil precisa”, salientou. Padilha informou ainda que médicos que se formarem com o auxílio do recurso do FIES (Financiamento Estudantil), terão a possibilidade de pagar o financiamento ao prestar trabalho para a União. “É para atuar em hospitais como esse que estamos investindo e incentivando médicos nas mais diferentes especialidades, incluindo as ligadas à área de pediatria”, ressaltou Padilha.

O Ministro fez também anúncios sobre outras unidades de saúde, a exemplo do Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, que recebeu a entrega de 15 leitos de Unidade Semi-Intensiva Neonatal. Além disso, O Clériston, o Hospital de Base de Vitória da Conquista e Luiz Viana Filho em Ilhéus, foram comtemplados com a liberação de recursos no valor de R$ 17,5 milhões para a reforma e ampliação de suas emergências.

Fonte: Ascom HEC

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?