Parlamentar aplaude transplantes feitos pelo Hospital Ana Nery

O deputado estadual José de Arimateia (PRB) congratulou, nesta quarta-feira (2), através de Moção de Aplausos apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a equipe de especialistas do Hospital Ana Nery, que foi a responsável por realizar o primeiro transplante de pulmão feito no estado. No mesmo dia, a unidade de saúde fez um transplante de coração, até então inédito em instituições públicas, e que não era realizado na Bahia há seis anos.

transplantes-hospital-ana-neryNos mandatos como presidente e, atualmente, vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da ALBA, Arimateia permanece como grande incentivador da doação de órgãos, honrando o título de “Amigo do Transplante”, recebido em 2014. “É com imensa alegria e satisfação que acompanho este acontecimento de incomensurável importância para o crescimento da saúde e da qualidade de vida da população da Bahia, ao tempo em que aplaudo de pé cada profissional envolvido. Esta vitória é tanto dos milhares de pacientes necessitados e dos doadores, quanto de quem dedica seus conhecimentos e esforços em prol desta causa”, declarou o parlamentar.

Segundo o Ministério da Saúde, a atividade de transplante de órgãos e tecidos no Brasil teve início nos anos 1960. Desde então, a atividade teve evoluções consideráveis nas técnicas, nos resultados, na variedade de órgãos transplantados e no número de procedimentos realizados. Em 1997, foi publicada a Lei dos Transplantes, que regulamentou a política de transplantes no país, incluindo a criação do Sistema Nacional de Transplante e das Centrais Estaduais de Transplante.

Na Bahia, a Central de Notificação, Capacitação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) foi inaugurada em 1997. Em 2005, o Governo do Estado instituiu a Coordenação Estadual de Transplante (COSET), com a proposta de investir em políticas que alavancassem o programa baiano de transplante.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?