Ato do Novembro Azul e Negro e visita ao HGE 2 movimentam manhã de Arimateia

Uma manhã de muita informação. Assim o idealizador da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins na Bahia e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento do Parlamento Baiano, deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), classificou o Ato de Conscientização das Patologias relacionadas ao mês de novembro, realizado até o início da tarde desta terça-feira (22). O evento teve como tema o diabetes, câncer de próstata, doença de falciforme, além das complicações que levam à estomia.

A abertura da cerimônia contou com a valorosa apresentação do coral formado por mulheres da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). A mobilização, que aconteceu na Assembleia Legislativa da Bahia, reuniu 10 profissionais do Instituto de Promoção à Saúde Popular (IMPROSAÚDE) e beneficiou mais de 400 pessoas com conteúdos referentes às doenças e a realização de diversos exames, entre eles, a medida de pressão arterial e glicemia capilar.

O deputado Arimateia lembrou que esta é a sexta mobilização consecutiva que ele promove relacionada ao novembro Azul e Negro e chamou a atenção da população masculina para o câncer de próstata, responsável por atingir mais de 68 mil homens no Brasil – um caso a cada sete minutos. No ensejo, o parlamentar também advertiu a todos sobre os dados crescentes da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), que mostram 12 milhões de pacientes com diabetes no Brasil.

“O nosso objetivo com essa ação é tornar a comunidade baiana mais informada sobre a sua saúde para estimular um diagnóstico preciso e o tratamento adequado, como também provocar uma prevenção mais efetiva”, ressaltou Arimateia.

Visita ao HGE 2 – Na manhã desta terça-feira, o deputado Arimateia também esteve no Hospital Geral do Estado 2 (HGE 2), situado no bairro de Brotas, em Salvador, com o objetivo de conhecer as perspectivas da nova gestão, que visa resolver problemas enfrentados diariamente pela instituição médica. O parlamentar percorreu todo o local acompanhado pelos membros da Comissão de Saúde e Saneamento da Casa Legislativa. Na oportunidade, o diretor-geral do HGE 2 apresentou às autoridades todas as instalações da unidade de Saúde, que abre mais 161 novos leitos no estado, sendo 52 destes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), abrangendo oito para crianças e quatro para queimados, expandindo 11 novas salas de cirurgia.

Para o deputado Arimateia, o HGE2 atende as demandas de alta complexidade Ele  afirmou que o Colegiado seguirá fiscalizando e está inteiramente à disposição da diretoria. “A saúde não tem partido e a Comissão está aqui para agregar, pois lutamos por uma saúde pública de qualidade. Neste momento, as nossas esperanças se renovam”, contou Arimateia.

A fim de ilustrar a importância do HGE 2, o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, afirmou que em dois meses de inauguração já se verifica um resultado palpável e significativo em toda a Bahia, pois tem desafogado o HGE 1, especialmente na parte de traumatismo craniano e traumatismo medular.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?