Arimateia destaca história de Mata de São João em moção de congratulação na Alba

Pela passagem dos seus 176 anos de emancipação político-administrativa da cidade de Mata de São João, o deputado estadual José de Arimateia (Republicanos), apresentou uma moção de congratulação e aplausos, à Assembleia Legislativa da Bahia, dando destaque a história do município e sua contribuição cultural para o mundo.

“O dia 15 de abril, no entanto, tornou-se uma oportunidade a mais para saudar esta cidade que, além da construção de toda a sua história ao longo destes quase dois centenários de existência, é sinônimo de muito orgulho a todos os brasileiros, sobretudo aos baianos, em âmbito mundial”, pontou o Arimateia.

Conta-se que Mata de São João, durante muitos anos, teve o nome de São João da Mata, sendo depois denominada de Mata de São João graças a João Lopo de Mesquita, que devastou matas e abriu estradas entre 1649 e 1659. Os nortistas pregavam: “vamos trabalhar nas matas de seu João”. E então o nome Mata de São João foi registrado oficialmente em 1846, quando o povoado foi elevado à categoria de Vila.

No documento, o deputado ressalta: “Mata de São João é um município singular e plural nos mais diversos aspectos, que surpreendem e encantam a todos com suas belas paisagens, suas genuínas manifestações culturais, além do seu diversificado patrimônio material. Um conjunto que revela a história de formação da cidade e do seu estimado povo.”

“Nada mais justo e oportuno que a edilidade desta Casa homenageie e destaque a passagem do aniversário do estimado município de Mata de São João, em face de toda a sua história, riqueza cultural, importância e representatividade social, não só no Estado da Bahia, como também no Brasil e no mundo” finalizou José de Arimateia.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?