Arimateia participa de seminário sobre revitalização do Rio Cachoeira, em Ilhéus

Desenvolver ações conjuntas e mobilizar os municípios da região cacaueira com foco na recuperação do Rio Cachoeira foram alguns dos pontos discutidos no Seminário ‘Cachoeira, nosso Rio Vivo’. O encontro aconteceu no dia 24 de março, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, e contou com a participação do deputado estadual José de Arimateia, e do prefeito Mário Alexandre.

Em sua fala, o parlamentar lembrou que “esse assunto é uma discursão antiga, pois é de suma importância a revitalização do rio e, como membro da comissão de Meio-Ambiente na Assembleia Legislativa da Bahia, é seu papel acompanhar de perto este momento de discursão.”

Arimateia destacou ainda a importância do engajamento do poder público a fim de garantir um trabalho que atenda a recuperação a bacia hidrográfica. “Este é um rio histórico que tem mostrado há décadas que precisa ser cuidado, e cabe as autoridades competentes apresentar à sociedade soluções atingíveis.”

Nesta edição foram apresentados pesquisas e o diagnóstico ambiental elaborado pela empresa Ramboll Brasil. Os estudos são norteadores de todo o processo de revitalização e o trabalho envolve atuação permanente para assegurar o uso sustentável dos recursos naturais.

A palestra master foi ministrada por Marcos Penido, coordenador do Programa Novo Rio Pinheiros, em São Paulo, e atual secretário-executivo do Governo do Estado de São Paulo. O especialista abordou, entre outros assuntos, questões ligadas à recuperação e preservação de nascentes e cursos d’água, bem como o desenvolvimento de ações que promovam melhoria na qualidade dos corpos d’água.

A Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira abrange uma população de aproximadamente 800 mil habitantes, distribuídos nos municípios de Itororó, Firmino Alves, Santa Cruz da Vitória, Itaju do Colônia, Floresta Azul, Ibicaraí, Barro Preto, Jussari, Itapé, Itabuna e Ilhéus.

 

Gabriel Dallas 

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?