Feira de Santana agora compõe uma região metropolitana. A lei que garante a criação da Região Metropolitana de Feira de Santana (RMFS) foi aprovada nesta quinta-feira (16), durante a primeira sessão itinerante da Assembleia Legislativa da Bahia, que aconteceu no próprio município. O deputado estadual José de Arimatéia (PRB), votou favorável ao projeto.
“Enquanto vereador eu já apoiava a causa e reconhecia a importância de Feira de Santana comandar a microrregião, proporcionando um maior desenvolvimento para ela e as demais cidades que integram o grupo”, afirmou. O deputado lembrou a luta do hoje, Secretário Nacional de Desenvolvimento do Turismo, Colbert Martins, que defende a proposta desde 1994. “Parabenizo o ex-deputado Colbert pela iniciativa que temos o prazer de tornar realidade neste 16 de junho de 2011”.
Cinco cidades, além de Feira de Santana, compõem a RMFS: Amélia Rodrigues, São Gonçalo, Conceição da Feira, Conceição do Jacuipe e Tanquinho. O deputado falou sobre o novo formato do projeto apresentado pelo executivo. “O aval e incentivo do governo do estado para implantação da Região Metropolitana já é um avanço. É preciso lembrar que iniciar o projeto com seis municípios, não exclui a possibilidade da adesão dos outros dez, futuramente. Sendo assim, não há motivos para preocupação”, ressaltou.
A criação de uma região metropolitana implica em aumento nas arrecadações e incentivos estaduais e federais, o que garante avanços em áreas como educação, saúde, segurança pública e saneamento. Além disso, é uma oportunidade para os municípios reduzirem custos e cobranças de tarifas em transporte coletivo e telefonia, por exemplo.