Arimateia concede Comenda 2 de Julho à reitora da Uninassau, Cecília Emília

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) entregou, na tarde da última quinta-feira (15), a Comenda 2 de Julho à reitora da Uninassau Salvador, Cecilia Emília Queiroz. A honraria foi proposta pelo deputado José de Arimateia (Republicanos) e realizada no Plenário Orlando Spínola. O evento reuniu professores, estudantes, políticos, amigos e familiares.

Em seu discurso, o parlamentar justificou a concessão da maior honraria do Legislativo baiano à cria de Santo Antônio de Jesus. Filha de um homem do campo e de uma professora, Cecília deixou a sua cidade natal, ainda na juventude, para estudar, sem imaginar que um dia se tornaria referência na área educacional. “Um grande mérito que só é possível para quem fez da educação um alicerce”, elencou.

Cecilia é graduada em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairu, e graduada em Direito pelo Centro Universitário Maurício de Nassau de Salvador; é especialista em Pedagogia Universitária; e MBA em Gestão de Instituição de Ensino Superior. Ela faz parte da Comissão Estadual das Mulheres Contabilistas do Estado; é membro da Câmara da Mulher Empresária da Fecomércio da Bahia; membro da Academia Baiana de Ciências Contábeis; consultora contábil, palestrante e professora.

O discurso de Cecília foi repleto de reminiscências. Ela agradeceu a honraria oferecida pela Assembleia Legislativa e disse que demonstra o poder realizador e transformador da educação. Filha da professora Maria Luíza e do comerciante Aílton Queiroz, ela disse que estabeleceu a educação como o grande alicerce de sua vida. Falando dela e da mãe, dos avanços alcançados por ambas da força do querer, do poder e da libertação, chegou a ser difícil saber nessa parte do discurso se era a descrição dela ou da mãe.

Cecília contou as dificuldades de chegar a Salvador aos 16 anos sem conhecer ninguém, deixando uma Santo Antônio de Jesus em que conhecia todo mundo pelo nome. “O acesso à universidade chegou, não no curso do sonho de infância (doutor em direito), mas sim no curso da minha escolha (‘doutor’ da contabilidade) dentro das condições da época e na certeza que não poderia deixar de marchar”, disse. Ela falou da família, dos amigos e da série de realizações que foi enfileirando desde então.

Arimateia também frisou que “todas as suas atribuições e ações a fazem merecedora desta honraria que é dedicada exclusivamente aos cidadãos baianos responsáveis por grandes feitos e serviços relevantes ao estado, por isso, a concessão Comenda.”

A mesa de honra da sessão foi composta, além da proponente e do homenageado, por: Luiz Carlos, vereador de Salvador; Alberto Braga, vereador de Salvador; Júlio Santos, vereador de Salvador; entre outras autoridades.

 

Gabriel Dallas / Fotos: Cris Oliveira

 

 

 

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?