Arimateia participa de Congresso Norte Nordeste de Cirurgia Cardiovascular

Nos dias 25 e 26 de novembro de 2022, pela primeira vez, em mais de 30 anos, o Congresso Norte e Nordeste de Cirurgia Cardiovascular foi realizado fora de uma capital nordestina. Em sua 32° edição, o evento que faz parte do calendário nacional de eventos médicos, aconteceu em Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia. WhatsApp Image 2022-11-25 at 10.23.34 (2)

Renomados profissionais da cirurgia cardiovascular brasileira discutiram as atualizações e inovações nesse campo. O deputado estadual José de Arimateia participou da abertura do evento ao lado da secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro, do presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, João Carlos Leal, do presidente da Sociedade Norte/ Nordeste, André Guimarães, e do prefeito da Princesinha do Sertão, Colbert Martins.

“Como vice-presidente da Comissao de Saúde no legislativo baiano, é um privilégio participar deste evento inédito e importante para que a região se torne referência médica. A realização de um evento desse porte na cidade mostra a força da interiorização da medicina e, consequentemente, da cirurgia cardiovascular. E, hoje Feira seguramente ocupa este lugar de destaque”, frisa Arimateia.

A Bahia possui 13 unidades de assistência cardiovascular de alta complexidade na rede pública e complementar. Na rede pública são 6 unidades, sendo que apenas o Hospital Geral Roberto Santos realizou, só este ano, 575 cirurgias cardiovasculares. Em toda a rede pública foram realizadas 23. 425 cirurgias do tipo. Estima-se que no Brasil ocorram 400 mil óbitos por ano por causas cardíacas. Em 2021, mais de 22 mil mortes por doenças cardíacas foram registradas na Bahia. WhatsApp Image 2022-11-25 at 10.34.22 (1)

Segundo o Ministério da Saúde, a realização de exames periódicos, a prática de atividades físicas regularmente e a redução do estresse, relacionadas ao controle do colesterol elevado e a uma alimentação saudável e equilibrada, ajudam a reduzir em 80% a taxa de mortalidade por doenças cardiovasculares.

 

Gabriel Dallas / Fotos: Cris Oliveira

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?