A Associação Protetora dos Animais (APA) realizou o 4º Show Beneficente Bicho Feliz. O presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual, José de Arimatéia (PRB), participou da ocasião.
O evento, promovido pela APA de Feira de Santana, tem como principal objetivo, arrecadar fundos para a manutenção da instituição, que trabalha em defesa de animais abandonados ou que sofreram maus tratos.
O Show beneficente foi realizado no teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) e contou com um bazar, uma exposição com fotos de animais assistidos pela APA, bem como apresentações culturais com diversos artistas da cidade, a exemplo de Goreti Ribeiro, Zé das Congas, Gabriela Moraes, Amanda Sampaio, dentre outras.
Arimatéia destacou a importância deste tipo de iniciativa. “Além de contribuir com o trabalho da APA, eventos como esse são importantes para chamar a atenção da comunidade sobre a relevância do cuidado com os animais. O abandono de cães e gatos por exemplo, já foi problema de saúde pública em diversos municípios brasileiros. O trabalho sério e comprometido da APA em Feira de Santana contribui para que isto não seja uma realidade para nós”, ponderou.
Atualmente a APA cuida de aproximadamente 300 animais entre cães e gatos, que estão à espera de adoção. De acordo com o presidente, Ricardo Lima, o processo de adoção é muito simples. A instituição possui um banco de dados com as principais características dos animais e os interessados podem escolher aquele que mais se adéqua a sua realidade. Após a escolha, o interessado só precisa fornecer os seus dados pessoais, para que a APA faça o registro e também possa acompanhar o processo de adaptação do animal. “O amor não tem limites”, ressalta Ricardo.
Um pouco mais sobre a APA
A APA é uma instituição sem fins lucrativos, fundada há 10 anos, com utilidade pública municipal e estadual, que se sustenta graças à colaboração de seus associados, voluntários, bem como doações da sociedade civil e de instituições privadas. Ainda assim, de acordo com uma das fundadoras da APA, Graça Monteiro, a associação enfrenta dificuldades. Por isso, caso queira ajudar, a instituição possui um site, cujo endereço eletrônico é www.apafsa.blogspot.com.br, onde estão contidas as informações necessárias para que a sociedade possa fazer a colaboração.