Com objetivo de combater a discriminação racial o PRB-Afro promoveu, na tarde do último sábado (3), o evento “Igualdade Não Tem Cor” – Consciência Negra – na Concha Acústica do Parque Costa Azul. A ocasião buscou despertar as pessoas sobre a problemática social, mais precisamente em Salvador. A cidade foi classificada como a capital que apresenta a maior quantidade de negros do país, representando 80% da população.
O deputado Estadual e vice – presidente Regional do Partido Republicano Brasileiro (PRB), José de Arimatéia, destacou a relevância do evento que procurou estimular a reflexão sobre o direito dos negros em receber da sociedade um tratamento igualitário.
“A cultura negra faz parte da história do Brasil e assim os negros devem ser respeitados. Quero registrar minha alegria em estar num partido que visa combater a desigualdade para um Estado mais justo”, registrou Arimatéia.
A primeira magistrada negra do país, Luislinda Valois, foi recebida com muitos aplausos pelos presentes no evento. Na oportunidade, ela relatou o quanto galgou para alcançar a realização profissional e financeira e garantiu que pretende ainda lutar para deixar um mundo melhor para as pessoas. “O Brasil é completamente democrático quando atinge a todos e o negro, particularmente, não ocupa todas as funções. Nós só conseguimos algo com muito suor e lágrimas porque vivemos concorrendo com os desleais”, afirmou a juíza.
Ao som dos atabaques e berimbaus o deputado Federal e presidente Regional do Partido Republicano Brasileiro (PRB), Bispo Márcio Marinho, criticou a discriminação social, agradeceu a presença de todos no evento e defendeu a regulamentação da profissão do capoeirista no Brasil.“Precisamos reconhecer a capoeira como esporte e incentivar o capoeirista como profissional para que eles tenham garantias e direito a aposentadoria. Estamos falando de algo que além de fazer parte da cultura do nosso país é ainda um elemento importantíssimo para a formação do indivíduo”, opinou.
Também participaram do evento o deputado Estadual, Sidelvan Nóbrega, o vereador Isnard Araújo, o vereador Balbino Santos Carvalho, conhecido popularmente por Sabá Metais, a Conselheira Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Silvia Cerqueira, presidente do Instituto Mão Amiga, Ademir dos Santos, dentre outras autoridades.
O evento contou com a apresentação do cantor Pierre Onassis e do grupo de capoeira Mangangá, além das bandas: A Mulherada e Unidos do Reino.