Arimateia promove Ato de Conscientização do Aleitamento Materno na ALBA

As mulheres que passaram pelo Saguão Principal da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), durante toda a manhã segunda-feira (dia 7), foram contempladas com uma série de informações referentes ao aleitamento materno. A situação só foi possível em decorrência da iniciativa do presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins da Bahia, deputado estadual, José de Arimateia (PRB-BA), que realizou uma Ação de Conscientização acerca do tema.

O ato ocorreu em alusão ao Dia Mundial da Amamentação, que faz parte da programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorre em mais de 150 países, de 1º à 7 de agosto De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 38,6% dos bebês que residem no Brasil se alimentam apenas com o leite da mãe nos primeiros cinco meses de vida. O dado é classificado pela OMS como abaixo do ideal.

O idealizador da mobilização disse que a ação foi pensada para incitar o aleitamento materno na Bahia, incentivar a criação de bancos de doação de leite no estado, além de orientar e tirar dúvidas da comunidade baiana sobre o assunto. “A amamentação é importante tanto para o bebê, quanto para as mães e deve acontecer até os dois anos de idade, ou mais, da criança. Vale ressaltar ainda que as mães com o vírus da Hepatite C, além de portadoras do HTLV, HIV não podem amamentar seus filhos”, esclareceu Arimateia.

Agosto Dourado – A mobilização surgiu em 1992 e foi constituída pela Waba (Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação), com a finalidade de conscientizar a população feminina sobre as vantagens do aleitamento materno para mães e filhos. No Brasil, a Lei 13.435/2017 estabeleceu agosto como o “Mês do Aleitamento Materno”.

 

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?