O presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual, José de Arimatéia (PRB), realizará na manhã desta terça-feira (15), audiência pública com a finalidade de discutir de forma plena as dificuldades diárias dos ostomizados, que já somam em mais de quatro mil, somente no Estado da Bahia. Aberto ao público, o evento será iniciado às 10h, e realizado na Sala Eliel Martins, localizada no Parlamento Baiano.
Ostomizado é o termo usado para definir pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos para abertura de órgão, que pode ser o tubo digestivo, aparelho respiratório ou urinário, por exemplo.
O idealizador da audiência afirma, que há uma grande falta de conhecimento da sociedade no que diz respeito às ostomias, e por isso aponta a necessidade da discussão. O parlamentar ainda frisou a relevância de despertar sobre a perspectiva de “capacitar uma maior quantidade de profissionais de saúde para a demanda”, disse Arimatéia.
Em busca de uma maior atenção ao segmento o presidente da Associação dos Ostomizados do Estado da Bahia (AOEBA), José Vieira, enfatizou a importância da audiência. “Agradeço ao deputado Arimatéia pela oportunidade de pontuarmos as nossas maiores dificuldades, e esperamos contar com a interferência do Estado na expectativa de nos ajudar desde a assistência até à divulgação de informações referentes ao assunto para todos, especialmente a comunidade dos ostomizados”, explicou José Vieira.