Arimateia promove encontro com Solla

O presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual, José de Arimateia (PRB), viabilizou na tarde desta quinta-feira (5) uma reunião com o Secretário Estadual de Saúde, Jorge Solla.

arimateia-promove-encontro-com-sollaO objetivo do encontro foi discutir sobre diversas questões levantadas nas últimas audiências públicas realizadas pela Comissão, especialmente a assistência prestada às pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, como o autismo, obesidade mórbida e lúpus.

“A ideia do encontro é fazer com que o secretário venha ficar ciente sobre as demandas e reivindicações trazidas pelo povo à Comissão de Saúde. Tenho certeza que com a união de todos estaremos transformando a saúde pública da nossa Bahia e o secretário tem o papel fundamental nisso.”, pontuou.

No Estado da Bahia há 90 mil obesos mórbidos. Segundo dados do Ministério da Saúde, as soteropolitanas são maioria entre as mulheres com obesidade da região Nordeste, representando 13,7% no ranking das capitais nordestinas. Preocupado com essa situação Arimatéia deu entrada no Projeto de Lei nº 19.110/2011, que visa implantar na rede estadual de saúde do Estado da Bahia o Programa de Enfrentamento da Obesidade Mórbida.

Questionado sobre o assunto Solla falou que até o presente momento mais de mil cirurgias já foram realizadas somente na capital baiana, que se estende até o sul do estado, tendo como referência a cidade de Itabuna, para realização da cirurgia.
O secretário informou que o Programa “Medicamento em Casa” tem sido algo inovador em toda a Bahia já que o paciente não terá mais que se deslocar para as unidades de saúde. “Vale ressaltar também que a iniciativa contribui para um acompanhamento mais aperfeiçoado do estado de saúde de portadores de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou.

Solla finalizou falando do Centro de Referência aos Portadores do Autismo, que está sendo realizado através da parceria com a Liga Alvaro Bahia do Martagão Gesteira e está em fase de conclusão. “Até dezembro, deste ano estaremos prestando a assistência necessária aos portadores do autismo, através do Centro”, garantiu.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?