Arimatéia realiza na ALBA Sessão pelo Dia Nacional dos Animais

Mais de duzentas pessoas, entre eles estudantes e ativistas da Causa Animal, participaram na manhã desta quinta-feira (8), no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia da Sessão Especial em Celebração ao Dia Nacional dos Animais. O proponente da cerimônia foi o deputado estadual, José de Arimatéia (PRB), que também é presidente da Comissão de Saúde do Parlamento Baiano. O ato foi marcado por reivindicações no aspecto da falta de ações públicas voltadas ao segmento. Somente em Salvador há mais de 100 mil animais abandonados.

sessao-especial-dos-animais-2014O deputado Arimatéia destacou a grande necessidade dos indivíduos estarem adotando uma consciência de que animais têm direitos e os seres humanos lhes devem um tratamento digno, sendo este o comportamento próprio de uma sociedade evoluída.

No ensejo o parlamentar fez um apelo ao Governo do Estado para a aprovação do Projeto de Lei 20444/2013 de sua autoria, que obriga o atendimento veterinário gratuito aos animais da população carente, em todo o Estado, além da indicação solicitando a construção de um Hospital Público Veterinário na Bahia. “Seria uma expressão de progresso como demonstração eficaz do caráter humanitário e progressista de seu povo”, opinou.

Militante na causa há 15 anos a Presidente da Associação Brasileira Ambiental de Proteção dos Animais de Itabuna, Katia Lira, detalhou a atual situação dos animais no município localizado no Sul da Bahia, apostou na Educação Humanitária, e por fim falou sobre a importância da iniciativa da Sessão Especial. “Não podemos nos iludir em achar que tem como caminhar sem o braço do Estado e pessoas comprometidas como o deputado Arimatéia, um dos responsáveis em tornar os animais visíveis”, afirmou Kátia.

Segundo informações da FBI (a Agência Federal de Investigação americana), dos assassinos em séries entrevistados mais de 80% iniciaram sua vida criminosa realizando maus tratos aos animais. “O elo entre humanos e animais é real e a educação humanitária é de suma importância nesse contexto”, pontuou o educador Francisco Athayde, que costuma realizar curso em diversas instituições de ensino. “O próximo será no mês de julho na Estrada do Coco. Maiores informações manda email para: educacaohumanitaria@yahoo.com.br”, informou Athayde.

Também estiveram presentes na Sessão a diretora em exercício de Biodiversidade do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), Sara Maria de Brito Alves; jornalista e militante da Causa Animal, além de criadora da Coluna “Bichos” do Jornal do CORREIO, Cármen Vasconcelos; ativista da Causa Animal e fundadora da Associação Célula Mãe, Janaína Rios; a Gerente do Centro de Controle de Zoonoses do Município de Salvador, Geruza Mª C. Morais da Cunha; o médico veterinário e Presidente  da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais, ANCLIVEPA – Seção Bahia,  César Olímpio e estudantes e professores da Escola Estadual Dona Geni Gomes.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?