A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) reforçou os plantões em 12 unidades de saúde durante os dias do carnaval em Salvador.
Da sexta-feira até as 17 horas da terça-feira de Carnaval ( dia 12), os seis hospitais, as quatro unidades de emergência e a UPAs de Escada e de Roma, que funcionaram durante o carnaval com reforço efetivo, em apoio aos postos de saúde do município de Salvador, registraram um total de 193 atendimentos. Em 2012, durante o mesmo período, foram 171 atendimentos.
No último dia de carnaval, até 17 horas, 31 pessoas foram atendidas em unidades da Sesab por causa de ocorrências relacionados ao carnaval. O Hospital Geral do Estado (HGE) contabilizou o maior número de atendimentos – 128, seguido do Hospital Ernesto Simões Filho, com 22. A exemplo do que ocorreu nos dias anteriores, os casos de agressão física foram responsáveis pelo maior número de registros – 100.
Durante o Carnaval, a Sesab desenvolveu um esquema especial de atendimento para a população. Foram criados plantões extras para profissionais de saúde, que estão atuando nos hospitais e unidades de emergência (Geral do Estado, Roberto Santos, Ernesto Simões Filho, Eládio Lasserre, Menandro de Faria, e do Subúrbio, além das unidades de emergência Mãe Hilda (Curuzu), São Caetano, Cajazeiras VIII e Pirajá) e nas UPAs 24hs de Escada e de Roma. Para atender a demanda do carnaval, a Sesab teve um reforço de mais 885 profissionais de saúde e pessoal de apoio, totalizando 1975 plantões extras.
Cevesp, Divep e CIAVE
Na coordenação de Vigilância das Emergências em Saúde Pública (Cevesp), desde o início do carnaval, não houve ocorrência relacionada com a folia. As equipes da Cevesp e da Vigilância Epidemiológica (Divep) atuaram em regime de plantão de 24 horas, concentradas no Laboratório Central do Estado (Lacen). No Centro de Informações Antiveneno (Ciave) foi registrado somente um atendimento relacionado com a folia. O paciente foi levado por alguns foliões até a unidade, por uso de ecstasy líquido (GHB). A unidade funciona em regime de plantão toxicológico, atendendo pelo telefone 0800-284-4343. O serviço também disponibiliza atendimento presencial aos pacientes intoxicados, especialmente por abuso de drogas, como álcool, cocaína, maconha, ecstasy, medicamentos, associações de drogas e bebidas de composição tóxica.
Fique Sabendo
As ações do Fique Sabendo foram iniciadas no sábado (9), disponibilizando o teste rápido para a detecção do HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C. Desde o início da ação até a tarde de hoje (12), 936 se submeteram à testagem, o que significa que foram feitos 3.784 testes – são feitos testes para HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C. Foram detectados 13 exames positivos para HIV, 53 para sífilis, quatro para hepatite B e 10 casos de hepatite C. No posto do circuito Barra/Ondina, que concentra o maior número de atendimentos, somente na manhã de hoje, entre 10 e 12 horas, foram atendidas 105 pessoas. Em Porto Seguro, foram testadas 180 pessoas, com dois positivos para HIV, 13 para sífilis e um para hepatite C.
Hemoba
Na Fundação de Hemoterapia e Hematologia da Bahia (Hemoba), que funcionou hoje das 7h30min às 19 horas, até 17 horas, 54 candidatos compareceram à unidade para doar sangue, resultando em 35 coletas. Amanhã, quarta-feira de Cinzas, a Hemoba terá horário diferenciado de funcionamento, abrindo das 13 às 18 horas. A Hemoba atende pelos telefones 0800 071 0900 e (71) 3116-5600/5664.
Fonte: Sesab/Ascom /carnaval/terça