Após realizarem visitas nos hospitais estaduais da capital baiana, a Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, iniciou nesta quinta-feira (14), a agenda das unidades do interior. A primeira cidade a receber os deputados foi Candeias, seguida de Feira de Santana.
No Hospital Ouro Negro, em Candeias, o grupo foi recebida pelos vereadores da cidade que reivindicaram a permanência do Posto de Saúde, no centro, que iria ser fechado após a instalação da Unidade de Pronto Atendimento. “Vamos levar a solicitação dos vereadores para a mesa de discussão – incluindo a ampliação do posto para policlínica – e ajudar no que for possível para que a população tenha acesso a um serviço de qualidade”, informou o presidente da comissão, deputado José de Arimatéia (PRB). Em relação ao hospital, foi detectada a necessidade de reforma e manutenção.
Situação semelhante foi encontrada no Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA). Com 280 leitos, o hospital ainda não consegue absorver a demanda de pacientes e precisa ser ampliado. De acordo com a diretora, Inalva Sapucaia, a reforma já começou a ser realizada, mas a mesma está acontecendo de forma gradual. “Já temos um novo refeitório, necrotério e estamos programando a reforma da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo)”, afirmou.
Além do HGCA, os deputados visitaram também o Hospital Estadual da Criança. Com menos de um ano de inaugurado, a unidade é a maior do Norte/Nordeste, especializada em atendimento pediátrico. A diretora Edilma Reis apresentou ao grupo um balanço com dados do hospital, informações sobre gerenciamento, atendimento, equipe médica, e a preocupação em tornar a unidade um centro de ensino.
“Nestas visitas temos visto muitos problemas. Mas, quando encontramos uma unidade como o Hospital Estadual da Criança fica claro que estamos avançando na saúde. Precisamos trabalhar para continuar ampliando esses benefícios. O HGCA, por exemplo, é uma unidade com mais de trinta anos que sofre com a falta de manutenção. Nosso objetivo é relacionar os principais problemas vistos nestas e em outras visitas para produzirmos um relatório e então iniciarmos um diálogo com o secretário de saúde, assim como com o governador”, explicou o presidente.
Acompanharam a visita os demais integrantes da comissão como a vice-presidente, Graça Pimenta e o deputado Gilberto Santana (Coronel Santana). O deputado José Neto e a superintendente de Atenção Integral de Saúde da Secretaria de Saúde do estado, Giselia Souza.