Comissão debate anemia falciforme e doenças relacionadas ao novembro azul

Em celebração ao Dia da Consciência Negra, comemorado no último dia 20, e também ao Novembro Azul, que luta pela prevenção do diabetes e câncer de próstata, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia, presidida pelo deputado estadual, José de Arimatéia (PRB), irá promover uma programação especial, para abordar a atenção às patologias, que integram o referido mês.

O evento acontecerá nesta terça-feira, dia 26 de novembro, às 10h, na Sala Eliel Martins, do Edifício Luiz Eduardo Magalhães, localizado no Parlamento Baiano com a realização de diversas palestras sobre as doenças.comissao-debate-anemia-falciforme

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, uma realidade que pode ser transformada com a prevenção.  “Eu faço o exame periodicamente e o preconceito em torno disso não pode ser maior que a sensação de tranquilidade para com a saúde. As mulheres também podem ajudar: filhas, amigas, irmãs, mães conversem sobre isso com os homens porque o preconceito não vale a vida”, pontuou Arimatéia.

Já a diabetes é uma enfermidade que atinge cerca de 347 milhões de pessoas no mundo, segundo informações da Organização Mundial de Saúde. Especialistas afirmam, que se não houver o controle adequado, o diabético pode ter riscos de problemas, muitas vezes irreversíveis na visão, nos pés e ainda nos rins e coração. “Está aí a importância de realizamos uma audiência como essa, que aborda a prevenção como ferramenta crucial para evitar doenças como as já mencionadas”, opinou Arimatéia.

Para debater o agravo mais prevalente na saúde dos negros o presidente da Comissão contará com a palestra da Doutora Ângela Zanette, referência na Bahia no tratamento da Anemia Falciforme, doença genética, que atinge boa parte dos afrodescendentes. Salvador e o Recôncavo Baiano têm o maior número de portadores do traço falcêmico, atingindo mais de 5%, desta parcela da população.

Ciente disso Arimatéia apresentou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei n° 20.015/2012, que visa criar o programa de prevenção e assistência às pessoas portadoras de traço falciforme ou anemia falciforme.

De acordo com o deputado, o programa se configurará a partir da política nacional de saúde da população negra desenvolvida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), propiciando a capacitação de profissionais, divulgação de informações acerca da doença para a população, tratamentos adequados e melhor qualidade de vida aos portadores da doença.

Vão estar presentes a desembargadora LuisLinda Valois, o superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos da Secretaria de Justiça Cidadania e Direitos Humanos, Ailton Ferreira, o Membro Titular da Associação Brasileira de Urologia, Eduardo Café, médica endocrinologista e diretora do Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (Cedeba), Reine Chaves Fonseca, coordenadora da Saúde da população Negra e subcoordenadora de Promoção e quidade da saúde, Ubiraci Matilde, coordenadora da Assessoria de Promoção da Equidade Racial em Saúde (Aspers) da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, Silvia Santos Augusto, dentre outros convidados.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?