Em celebração ao Dia da Consciência Negra, comemorado no último dia 20, e também ao Novembro Azul, que luta pela prevenção do diabetes e câncer de próstata, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia, presidida pelo deputado estadual, José de Arimatéia (PRB), irá promover uma programação especial, para abordar a atenção às patologias, que integram o referido mês.
O evento acontecerá nesta terça-feira, dia 26 de novembro, às 10h, na Sala Eliel Martins, do Edifício Luiz Eduardo Magalhães, localizado no Parlamento Baiano com a realização de diversas palestras sobre as doenças.
Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, uma realidade que pode ser transformada com a prevenção. “Eu faço o exame periodicamente e o preconceito em torno disso não pode ser maior que a sensação de tranquilidade para com a saúde. As mulheres também podem ajudar: filhas, amigas, irmãs, mães conversem sobre isso com os homens porque o preconceito não vale a vida”, pontuou Arimatéia.
Já a diabetes é uma enfermidade que atinge cerca de 347 milhões de pessoas no mundo, segundo informações da Organização Mundial de Saúde. Especialistas afirmam, que se não houver o controle adequado, o diabético pode ter riscos de problemas, muitas vezes irreversíveis na visão, nos pés e ainda nos rins e coração. “Está aí a importância de realizamos uma audiência como essa, que aborda a prevenção como ferramenta crucial para evitar doenças como as já mencionadas”, opinou Arimatéia.
Para debater o agravo mais prevalente na saúde dos negros o presidente da Comissão contará com a palestra da Doutora Ângela Zanette, referência na Bahia no tratamento da Anemia Falciforme, doença genética, que atinge boa parte dos afrodescendentes. Salvador e o Recôncavo Baiano têm o maior número de portadores do traço falcêmico, atingindo mais de 5%, desta parcela da população.
Ciente disso Arimatéia apresentou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei n° 20.015/2012, que visa criar o programa de prevenção e assistência às pessoas portadoras de traço falciforme ou anemia falciforme.
De acordo com o deputado, o programa se configurará a partir da política nacional de saúde da população negra desenvolvida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), propiciando a capacitação de profissionais, divulgação de informações acerca da doença para a população, tratamentos adequados e melhor qualidade de vida aos portadores da doença.
Vão estar presentes a desembargadora LuisLinda Valois, o superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos da Secretaria de Justiça Cidadania e Direitos Humanos, Ailton Ferreira, o Membro Titular da Associação Brasileira de Urologia, Eduardo Café, médica endocrinologista e diretora do Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (Cedeba), Reine Chaves Fonseca, coordenadora da Saúde da população Negra e subcoordenadora de Promoção e quidade da saúde, Ubiraci Matilde, coordenadora da Assessoria de Promoção da Equidade Racial em Saúde (Aspers) da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, Silvia Santos Augusto, dentre outros convidados.