Deputado apresenta balanço de atividades durante lançamento de site

O deputado estadual José de Arimatéia (PRB), lançou nesta sexta-feira (10), o site (www.josedearimateia.com.br) que tem como objetivo divulgar as ações do seu mandato na Assembleia Legislativa da Bahia. O evento, exclusivo para imprensa, aconteceu em Feira de Santana. Durante o lançamento o deputado aproveitou para apresentar aos profissionais presentes o balanço das atividades do primeiro semestre.

Ações de garantia da saúde e defesa dos direitos do idoso foram as de maior destaque. De acordo com ele, seis projetos de lei foram apresentados, dois deles voltados para a área de saúde. O deputado informou ainda que entre janeiro e junho foi dado entrada em 17 ofícios, sete indicações, nove noções e duas sessões especiais foram realizadas, uma delas sobre a violência contra a pessoa idosa.

lancamento-de-sitePresidente da comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, Arimatéia ressaltou o cuidado que tem tido com o tema. “A saúde é algo vital para o ser humano, e como presidente da comissão aumenta nossa responsabilidade em identificar os problemas e oferecer soluções para comunidade”, explicou aos jornalistas.

Um dos projetos apresentados pelo deputado dispõe sobre a obrigatoriedade do desfibrilador cardíaco externo automático, em estabelecimentos públicos com grande concentração e circulação de pessoas como shoppings, mercados, estádios de futebol, assim como em instituições de ensino públicas.

“Pessoas vítimas de parada cardíaca e respiratória que não recebem atendimento emergencial feita com o aparelho em até 12 minutos reduz as chances de sobreviver em até 98%. Acreditamos que a disponibilidade do aparelho pode ajudar no primeiro atendimento, até que uma equipe de medicos chegue até o local”, explicou. O projeto prevê ainda a capacitação de funcionários para manusear o equipamento.

José de Arimatéia apresentou também o projeto que implanta na rede de saúde do estado da Bahia, o Programa de Enfrentamento da Obesidade Mórbida. Além de campanhas de esclarecimento e prevenção da obesidade mórbida, a matéria garante que o portador receba do Estado um tratamento completo para vencer a doença, com o diagnóstico e a avaliação clínica, o acesso à cirurgia bariátrica, acompanhamento pós-operatório, fornecimento gratuito de medicamentos destinados, exclusivamente, ao portador de obesidade mórbida submetido à cirurgia bariátrica e a cirurgia plástica reparadora após dezoito meses da realização da cirurgia.

Entre as indicações, se destacam aquelas que asseguram os direitos da pessoa idosa, incluindo a sugestão da implantação da Delegacia de Proteção ao Idoso em Feira de Santana. O deputado solicitou também a criação do Instituto de Idoso. “Até 2020 seremos o sexto país com o maior número de idosos no mundo. É inadmissível que essas pessoas continuem sofrendo qualquer tipo de agressão, nossa luta é para que elas recebam cada vez mais o cuidado e atenção necessárias por parte do Estado, para que possam viver de forma digna e feliz”, ressaltou.

Comissão de Saúde – O trabalho realizado a frente da comissão de Saúde e Saneamento também foi lembrando. Dea cordo com ele, durante o primeiro semestre deste ano, foram realizadas diversas visitas aos hospitais estaduais da Bahia, em diferentes municípios como Salvador, Feira de Santana e Paulo Afonso. Seis unidades de saúde receberam o grupo como o Hospital Geral do Estado, Hospital Geral Cleriston Andrade e Hospital Estadual da Criança. Ao final da visita, será apresentado um relatório sobre as visitas. A comissão realizou também visitas ao Secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, e ao presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, Paulo Maracajá. Diversas reunião ocorreram ao longo do período.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?