O deputado estadual José de Arimateia (PRB), lutador assíduo da saúde na Bahia, reafirmou durante Sessão Plenária, na última terça-feira (17), o seu total apoio aos optometristas do Estado. Na ocasião, o parlamentar, que batalha pela legalização da profissão, entregou nas mãos do embaixador da Organização das Nações Unidas (ONU), Jorge Chediek, um documento solicitando também a inclusão da optometria no Sistema Único de Saúde (SUS) e Programa de Saúde da Família.
Segundo informações da Sociedade Baiana de Óptica e Optometria (SBOO), no Brasil existem atualmente seis mil optometristas. Na Bahia, mil profissionais seguem focados em ser regulamentados como agentes de saúde visual primários, principalmente em um país cujo déficit de profissionais de saúde em geral é notório.
Conforme relatou o deputado Arimateia, a optometria já é uma profissão estabelecida em âmbito mundial há mais de 100 anos e é classificada como uma profissão de saúde autônoma e independente, com formação e regulamentação específica. “Estamos falando de profissionais sérios e preparados para atender a demanda existente nessa área. A comunidade baiana precisa e merece”, ressaltou o parlamentar, enfatizando que o próprio Sistema Único de Saúde (SUS) não tem atendido essa demanda.