Na tarde da última segunda-feira, dia 19 de maio, o presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Estadual, José de Arimatéia (PRB), viabilizou o encontro do secretário Estadual de Saúde, Washington Couto, com cinco vereadores do município baiano de Alagoinhas, Djalma Bispo dos Santos (PRB), José Cleto dos Santos Filho (PTC), Luciano Sérgio de Jesus Santos (PT), Roberto Torres (DEM) e Raimundo Santos (PP), conhecido na região como “Mutuca”.
“Esse encontro agendado pelo Colegiado representa um avanço, e sem dúvida uma conquista para combater as deficiências ainda existentes no setor, e o secretário de Saúde tem o papel fundamental nesse contexto. Agora grande parte das solicitações da população de Alagoinhas já estão nas mãos do titular da pasta”, disse Arimatéia.
No encontro os vereadores solicitaram do secretário o atendimento a algumas demandas da saúde para a cidade mencionada e adjacências, através do Hospital Regional Dantas Bião, administrado pela Instituição Monte Tabor. Eles destacaram a necessidade da implantação do Serviço de Neurocirurgia, a retomada das cirurgias eletivas, além do aumento na quantidade de ambulâncias e melhoria na qualidade do atendimento ao usuário.
No ensejo o secretário de Saúde entregou aos vereadores um documento comprovando o pagamento ao Hospital Regional Dantas Bião, e garantiu, que o serviço de neurocirurgião será inserido no novo contrato.
“A Organização Monte Tabor informa, que a precarização do serviço está vinculada ao não pagamento do Estado à Instituição de Saúde. Esse documento apresentado a nós confronta com essa afirmação deles. Chegaremos em Alagoinhas com essa e outras notícias positivas. Continuaremos na luta para que os 150 mil moradores da nossa cidade não enfrentem mais dificuldades no setor”, pontuou o presidente da Comissão de Saúde de Alagoinhas, Luciano dos Santos.