Deputado denuncia precariedade na saúde em Laje

Centro Cirúrgico fechado e ambulância do SAMU sem uso. Essas foram as principais denúncias que levaram o Deputado Estadual, José de Arimatéia (PRB), a visitar o Hospital Municipal Dr. Otto Alencar, no município de Laje, neste sábado (29). Depois de conhecer as instalações do Hospital, o deputado afirmou que vai levar o caso para ser discutido na Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, da qual é presidente.

precariedade-na-saude-em-LajeDe acordo com informações obtidas no local, o Centro Cirúrgico não funciona desde o ano passado, após ser interditado. Devido a isso, o Hospital, que também é maternidade, só realiza parto normal, o que, de acordo com o deputado, acontece de forma precária. “Eles improvisaram uma Sala de Parto dentro da Enfermaria, sem sequer uma porta. Não acredito que aquela estrutura garanta ao paciente um atendimento adequado”, disse.

A ambulância do SAMU que poderia ajudar a levar os pacientes para serem atendidos em outros municípios, nunca foi usada desde que chegou na cidade, em setembro de 2010, como informa matéria publicada no site da própria Prefeitura. O chefe de gabinete, Joacy Bulhões, que esteve no local, justificou que os profissionais estavam sendo contratados através de concurso público e que o SAMU começa a funcionar no dia 28 de novembro deste ano. Joacy disse ainda que o projeto de reforma do Centro Cirúrgico está pronto e a previsão para reabertura é março de 2012.

Durante a visita, o deputado conversou com pacientes e acompanhantes que reclamaram do atendimento e falta de medicamentos. A insatisfação se estendeu aos postos de saúde. Segundo eles, o serviço odontológico não funciona por falta de material.

“Como o município é pactuado, a gestão da saúde é de responsabilidade do governo municipal, mas não podemos permitir que a comunidade tenha um acesso tão precário à ela. Na terça-feira (01), apresentarei a denúncia na Comissão, além de encaminhar ofícios ao secretário Jorge Solla e Ministério Público, para juntos estudarmos formas de reverter a situação da saúde em Laje”, afirmou Arimatéia.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?