Deputado participa do I Simpósio Científico Sobre Estomias do Estado da Bahia

A atual situação dos mais de cinco mil ostomizados da Bahia foi discutida na manhã, desta segunda-feira (dia 1º), através do I Simpósio Científico Sobre Estomias do Estado. A ocasião foi idealizada pela Associação dos Ostomizados do Estado da Bahia (AOEBA).

simposio-sobre-estomiasO deputado estadual, José de Arimateia, também presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa participou da cerimônia, que aconteceu no Auditório da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA), localizado em Salvador.

De acordo com a Associação Brasileira de Ostomizados (Abraso), a ostomia é uma cirurgia para construir um novo trajeto para a saída das fezes ou da urina. Com a intervenção, é criado um ostoma (ou estoma) na parede abdominal, pelo qual as fezes e a urina são expelidas.

Arimateia, único parlamentar a realizar uma audiência pública com o tema na ALBA, destacou a importância das autoridades terem o conhecimento de que as atuais bolsas de ostomia não atendem às necessidades dos pacientes e falou da relevância da descentralização da prestação dos serviços aos ostomizados.

“Tem muito ostomizado no interior da Bahia que vem para a capital baiana em busca de materiais, especialmente as bolsas de ostomias, por isso considero de extrema importância a descentralização dos serviços na perspectiva de proporcionar a esses pacientes uma melhor qualidade de vida”, opinou o deputado.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?