Deputado promove ato de conscientização contra a violência à pessoa idosa

Durante todo o mês seis (06) do ano, em todo o mundo, celebra-se o “Junho Violeta” com programações especiais dedicadas ao combate à violência contra os idosos. Neste sentido, o deputado José de Arimateia (Republicanos) – presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e secretário estadual do Idosos Republicanos Bahia – promoveu, na última semana, em Feira de Santana e Salvador, atos de conscientização e prevenção.

Na quarta (14), na Praça da Piedade, na capital, o parlamentar alertou sobre o respeito e dignidade à esta população. “Nós repudiamos qualquer tipo de violência contra os idosos. No ano passado, a Bahia amargou o 4º lugar quando se trata de maus tratos. Foram apresentadas 4.317 denúncias em 2022. Até quando isso se perpetuará?”, indagou.

Na sexta (16), no Centro da cidade de Feira, Arimateia estendeu faixas e distribuiu panfletos informativos em alusão ao 15 de Junho (Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa).

“É lamentável o aumento nos casos de violência contra os idosos não somente em Feira de Santana, mas em todo o estado, além das subnotificações que incluem agressões psicológicas e casos de negligência. É urgente a necessidade de chamar a atenção para este fato para que o assunto ganhe visibilidade.”

E continuou, “estamos vivendo o envelhecimento da população, por isso precisamos de um olhar mais cuidadoso para a criação e o fortalecimento de políticas públicas específicas”.

O “Junho Violeta” foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma campanha de conscientização e mobilização global contra esse tipo de violência.

 

Gabriel Dallas / Fotos: Cris Oliveira

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?