Dia Internacional do Idoso é celebrado na ALBA

Mais de trezentos idosos participaram ativamente da Sessão Especial em celebração ao Dia Internacional do Idoso, celebrado em todo o mundo no dia primeiro de outubro.

Proposto pelo deputado estadual, José de Arimatéia (PRB), a cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (3), no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia discutiu as principais deficiências do setor e o Estatuto do Idoso, que completa em 2013 dez anos de promulgado. Na oportunidade o parlamentar fez uma homenagem a mãe, Maria da Conceição Paiva, que assistia o ato do Rio Grande do Norte, através da transmissão realizada pelo Canal Assembleia.

dia-do-idoso-celebrado-alba“As pessoas da terceira idade têm direitos estabelecidos no Estatuto do idoso, que devem ser reforçados com a criação de políticas públicas mais eficazes. No entanto, o atual cenário de nossa sociedade é o constante desrespeito à terceira idade. Precisamos estar atentos as necessidades deles, para que possam viver de forma digna e com seus direitos assegurados”, destacou Arimatéia.

A bandeira de defesa ao idoso já acompanha o Parlamentar desde o seu primeiro mandato na Casa Legislativa (1999-2003), quando chegou a propor a criação da Delegacia do Idoso. Nesse mandato o deputado elaborou a indicação nº 18.698/2011, que solicita ao governador da Bahia, Jaques Wagner a criação do Instituto do Idoso no estado.

Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o contingente de idosos no país está estimado em 20 milhões. Dados do órgão ainda apontam, que o número de brasileiros acima de 65 anos deve praticamente quadruplicar até 2060, confirmando a tendência de envelhecimento acelerado da população.

Conforme relatou a professora e presidente da Faculdade da Felicidade e especialista em Técnicas para trabalhar com idosos, Maria Lúcia Carvalho Palmeira, familiares e pessoas da terceira idade têm apresentado muita resistência em aceitar o envelhecimento ou alguma doença sintomática.

“Os próprios familiares muitas vezes não admitem, que o idoso esteja com Alzheimer ou Parkinson. Aqui procuro desenvolver todo um trabalho direcionado especialmente a estimulação cognitiva, que estimula a memória”, frisou.

Sobre a violência contra o idoso a Delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso (Deati), Laura Maria de Argollo Campos, informou que nos primeiros seis meses deste ano foram registrados 863 tipos de agressões contra idosos na capital, e grande parte dos casos as agressões são realizadas por familiares. “São cerca de 50 denúncias mensais. Entre as principais ocorrências, maus-tratos, lesões, abuso sexual, abandono material e ameaça”, disse.

Após uma dança cigana cerca de trinta idosos cantaram num coral encerrando a cerimônia.

Participaram também da Sessão a Responsável técnica do Centro Geriátrico das Obras Sociais Irmã Dulce, Manuela Magalhães, aluna da Faculdade da Felicidade, Etienete Guimarães, Coordenador do Fórum Permanente em Defesa do Idoso, Roberto Loyola, Coordenadora do Núcleo Interinstitucional de ação Pró-idosos (Niapi) e Vice – Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Belamizia Ribeiro, Representando o governador da Bahia, Jaques Wagner o Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena e o Presidente do Instituto de Advogados Previdenciários da Bahia, membro do conselho jurídico da Confederação Nacional de Aposentados e Pensionistas, advogado e diretor da Associação de Aposentados e Pensionistas da Bahia, Marcos Barroso.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?