Dia Mundial da Saúde é celebrado na ALBA

Mais de 500 pessoas participaram na manhã, desta quarta-feira (10), no auditório do Edifício Senador Jutahy Magalhães, novo Anexo da Assembleia Legislativa da Bahia do ato em celebração ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no último domingo (dia 7).

dia-mundial-saude-2013O idealizador do evento foi o deputado estadual, José de Arimatéia (PRB), que como presidente da Comissão de Saúde e Saneamento do Parlamento Baiano, procurou contemplar a população com informações referentes a necessidade de se adotar uma mentalidade preventiva à doenças, especialmente as Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), responsável por 72% das mortes no Brasil.

“Estamos na década da prevenção, e nós autoridades precisamos adotar estratégias de enfrentamento das  DCNT no Brasil junto ás comunidades. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam, que até 2022 os cofres públicos venham a gastar aproximadamente 47 trilhões de dólares com essas doenças, algo equivalente a 5% do Produto Global Bruto”, ressaltou Arimatéia.

Além das palestras norteadas pelo tema “Saúde na Década da Prevenção” o evento contou também com o trabalho de 25 optometristas, que realizaram até o final da tarde exame de vista a população presente.

A dona de casa, Mariza Cordeiro dos Santos, 44 anos, vibrou com a possibilidade de pela primeira vez estar cuidando da sua saúde ocular. “Quando soube da oportunidade vim logo porque me lembrei das minhas frequentes dores de cabeça”, relatou Mariza enfatizando que na família tem bastante caso de glaucoma.

Conforme relatou o optometrista e presidente do Sindióptica – Bahia, Juarez Gonçalves da Hora, 78% da população não tem assistência a saúde visual e a optometria tem o objetivo de facilitar o acesso do exame de vista, principalmente ás pessoas mais carentes, que não encontram facilidade na saúde pública.

“Queremos tornar as pessoas mais produtivas porque é alto o índice de alunos repetentes e de crianças fora das escolas por simplesmente não enxergarem. Muitos adultos, inclusive estão nessa etapa da vida se alfabetizando porque descobriram agora o seu problema de vista” explicou Juarez .

Na perspectiva de combater as DCNT a diretora fundadora do Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (CEDEBA) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Reine Fonseca, abordou a relevância do círculo de palestras como forma de conscientização e pontuou os pilares fundamentais para uma vida mais saudável. “A prevenção deve acontecer desde a infância com hábitos e alimentação corretos, aliados à uma atividade física, que deve permanecer até a melhor idade”, aconselhou Reine.

Na ocasião, os optometristas homenagearam o deputado Arimatéia com uma placa em reconhecimento do empenho em disseminar à população informações referentes a importância da optometria.

Estiveram presentes o optometrista e presidente da Sociedade Baiana de Óptica e Optometria, Jasiel Araújo Filho, diretor da Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), Ricardo Heinzelmann, o especialista em medicina preventiva e médico oftalmologista, Pedro Silveira Filho, o presidente do Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria, Ricardo Turbiani Bretas, além do especialista em Cuidado Ocular Primário pela Fundação Universitária Del Area Andina (Colombia), Helman Alfred Cruz.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?