Dia Nacional dos Animais é ressaltado na Casa Legislativa

Políticos e representantes da Sociedade Civil participaram na tarde, desta quinta-feira (14), no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, da Sessão Especial em Celebração pela Passagem do Dia Nacional dos Animais.

dia-nacional-dos-animais-2013O evento convocado pelo presidente da Comissão de Saúde e Saneamento do Parlamento Baiano, deputado estadual, José de Arimateia (PRB), foi marcado por reivindicações no aspecto da falta de ações públicas de proteção animal.

“Como ser humano e defensor da causa animal é triste ter o conhecimento que existem 100 mil animais abandonados, somente em Salvador. Os nossos seres de quatro patas estão continuamente sujeitos a maus tratos, exploração, ao confinamento, e a morte todos os dias”, disse Arimatéia.

O proponente da Sessão ainda ressaltou a necessidade extrema das pessoas estarem adotando uma consciência de que animais têm direitos e os seres humanos lhes devem um tratamento ético, sendo este o comportamento próprio de uma sociedade evoluída.

No ensejo, o presidente da Comissão de Saúde declarou, a sua expectativa na aprovação da indicação, que entregou ao Governo do Estado solicitando a construção de um Hospital Público Veterinário na Bahia. “Seria uma expressão de progresso como demonstração eficaz do caráter humanitário e progressista do seu povo”, concluiu.

Assim como o deputado Arimatéia, a vereadora Ana Rita Tavares (PV), também apresentou a sua pauta de prioridades, e informou aos presentes que a proposta de criação da delegacia de proteção aos animais já está tramitando na Câmara Municipal de Salvador. ”A partir de agora terei como viabilizar o que foi necessário para acabar com o sofrimento dos animais”, garantiu a vereadora.

O secretario de Justiça Cidadania e Direitos Humanos da Bahia, Almiro Sena, ocupou a tribuna, ainda no início da ocasião, e esclareceu aos presentes que cuidar do bem-estar do animal é também cuidar dos Direitos Humanos. “É lamentável, mas pesquisas já indicam que o agressor doméstico tem o costume de abusar de animais, e inicia esse comportamento espezinhando os bichos”, explicou.

Estiveram presentes na Sessão Especial, a secretaria geral da OAB-BA, Ilana Campos, o coordenador nacional do Projeto Tamar, Guy Marcovardi, a veterinária e doutoranda da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Gabriela Nery, fundadora da Associação Célula Mãe, Janaina Rios, vereador de Salvador, Pastor Luíz Carlos (PRB), o deputado Federal, Antonio Imbassahy, a presidente da Associação Brasileira Protetora dos Animais (ABTA), Patruska Barreiro, além do Educador Humanitário, Francisco Athayde.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?