Em alusão ao Dia da Pessoa Idosa, José de Arimateia destaca a importância do Fundo Estadual

Comemorado no último dia 01 de outubro, o Dia Internacional do Idoso reforça a importância de olhar para as pessoas idosas com objetivo de melhorar a assistência e qualidade de vida destes, que atualmente, fazem parte de uma parcela da população em constante crescimento.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2012 e 2021, a parcela de pessoas com 60 anos ou mais passou de 11,3% para 14,7% da população. Em números, a população idosa passou de 22,3 milhões para 31,2 milhões, nos últimos dez anos.

José de Arimateia (Republicanos) é deputado estadual há quatro mandatos na Assembleia Legislativa da Bahia e defende a causa há mais de 20 anos. Neste ano o parlamentar foi relator do Projeto de Lei 24.459/2022, que cria o Fundo Estadual para a Pessoa Idosa, um marco na garantia da implantação de cuidados para o público com 60 anos ou mais na Bahia.

“Depois da criação do Fundo Estadual para a Pessoa Idosa espero que as políticas públicas sejam efetivadas. Com este instrumento o próximo governo vai buscar, através das doações de instituições públicas e privadas, recursos que propiciará a construção de um hospital para o idoso, além da criação do instituto e do centro de convivência para idosos. O Fundo é a alternativa para que projetos como tal, saiam do papel. E nesta nova legislatura, continuarei neste luta, acompanhando cada projeto” explicou o deputado.

Na Alba, Arimateia já apresentou projetos que tem por objetivo a criação de delegacias (projeto de lei 12.367/2001), hospital (indicação 19.765/2012), instituto (indicação 18.698/2011), além da criação de casas de convivência para abrigar pessoas com 60 anos ou mais que tenham sido vítima de violência (indicação 18.696/2011).

Junto a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, o deputado desempenha trabalhos de conscientização sobre a violência e sobre os direitos que, em muitos casos, são desconhecidos pelo público idoso.

 

Izabela Silva / Foto: Silas Silva

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?