Exposição fotográfica incentiva doação de órgãos e tecidos na ALBA

Na manhã desta terça-feira (27), Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, foi aberta a exposição “Diga Sim à Vida”, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), pelo vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Casa, deputado estadual José de Arimateia (PRB). A mostra, com imagens do fotógrafo Pedro Hermes, fica aberta ao público até o dia 30 de setembro, das 09h às 17h.

As fotografias expostas no Espaço Cultural Josaphat Marinho mostram 10 pessoas, entre 13 e 63 anos de idade, transplantadas no estado da Bahia e contam um pouco da história de cada uma após a experiência de receber um órgão e ganhar vida nova. “O intuito é sensibilizar, através dos relatos, a sociedade baiana quanto à importância da doação de órgãos e tecidos para o transplante”, explica a Coordenadora Estadual de Transplantes, Cristina Lordello.

Para Maria Ferreira, 63 anos, que recebeu medula óssea após um diagnóstico de mieloma múltiplo, um tipo de câncer nas células produtoras de sangue, o transplante foi o tratamento que deu continuidade à alegria que esbanja e a fez valorizar muito mais a vida e seus semelhantes. Sobre o ato da doação, ela aconselha: “Que a gente possa passar isso para os outros. Não tenham medo, tenham fé e confiança. E que as famílias acreditem nessa importância e amem mais”.

Após ver a vida por um fio e perder toda a esperança por conta de uma miocardiopatia (deterioração do músculo do coração), surgiu para Anderson Santana, 38 anos, a expectativa de um coração novo. Para ele, empatia e solidariedade são o mais importante. “Existe a dor da perda, mas precisamos ter a consciência de que aquela vida que se foi pode ter continuidade através da vida de outra pessoa. Se a gente não ganhar aquele órgão de alguém, a gente perde para a terra. Por que não ser um doador de órgãos, para que vidas de outras pessoas posam ser salvas?”, encoraja.

Apoiador constante da campanha pela doação de órgãos e tecidos, o deputado José de Arimateia traz anualmente à ALBA, na Semana de Incentivo, uma mobilização pela causa. “Apesar de termos registrado um aumento de 92 transplantes em relação ao ano passado, este crescimento ainda é pequeno. Então, que este trabalho continue e possa ser expandido, para que cada cidadão saiba, desde cedo, que pode salvar uma vida”, torce o parlamentar.

A abertura da exposição contou com a presença da Coordenadora Estadual de Transplante, Cristina Lordello, da Técnica da COSET, Luciana Vinhas, da Diretora de Atenção Especializada, Alcina Romero, do Presidente da Associação Renal Bahia, José Vasconcelos, da Superintendente de Políticas Públicas de Atenção às Mulheres do Município, Mônica Kalile, além de pessoas transplantadas.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?