Iniciada em Feira de Santana VII Conferência de Saúde

A grandeza e a importância do trabalho realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), assim como os desafios para tornar o atendimento universal e irrestrito à população, foram assuntos destacados pelo secretário de Saúde, Getúlio Barbosa, na solenidade de abertura da VII Conferência Municipal de Saúde, realizada na manhã desta quinta-feira (14), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Enfatizando o tema “Todos usam o Sistema Único de Saúde (SUS)! SUS na Seguridade Social, Políticas Públicas e Patrimônio do Povo Brasileiro”, Getúlio Barbosa lembrou que através do SUS são oferecidos desde um simples atendimento ambulatorial à realização de transplantes e incentivou os delegados que participam da Conferência a levantar propostas eficazes. “Que vocês explorem ao máximo a consciência, para que venhamos a administrar melhor o SUS”, recomendou.

A médica sanitarista da Diretoria de Programação e Desenvolvimento da Gestão Regionalizada (DIPRO/Sesab), Ana Emília de Andrade, lembrou durante a apresentação da palestra “Gestão do SUS: Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação Público x Privado; Gestão do Sistema, do Trabalho, e da Educação em Saúde” como era a assistência à saúde antes e depois da implantação do SUS no país.

“Antes da Constituição Federal de 1988, quem tinha direito aos serviços de saúde eram apenas os trabalhadores com carteira assinada. Não existia essa ampla rede própria que temos hoje. Desempregados e trabalhadores informais eram atendidos por caridade nas Santas Casas de Misericórdia. Não estou afirmando que o SUS é uma maravilha, mas avalio que a atenção à saúde é hoje muito melhor”, considerou.

Hoje à tarde, segundo momento da Conferência, os 240 delegados (120 usuários do SUS, 60 prestadores de serviço e 60 trabalhadores de saúde) estarão reunidos em grupo, para levantar propostas que visam fortalecer o SUS. Na sexta-feira (15), pela manhã, haverá a escolha dos delegados para a etapa estadual da Conferência.

Fonte: Secom-Fsa

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?