O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge de Lima, se tornará cidadão baiano, na próxima sexta-feira (dia 21 de dezembro), às 10 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O autor do Projeto de Resolução 1.193/85 é o deputado Estadual José de Arimateia (PRB-BA), que irá conceder a honraria através da Sessão Especial para a Concessão do Título de Cidadão Baiano.
Carioca, o ministro Marcos Jorge é casado com Ana Rafaela de Lima e tem três filhos. Hoje, aos 39 anos, ocupa o cargo de Ministro por indicação do Partido Republicano Brasileiro (PRB). Ele ocupava a função de ministro interino do MDIC desde janeiro de 2018, período em que substituiu o deputado Federal eleito Marcos Pereira (PRB), que estava como titular da pasta desde maio de 2016.
O homenageado tem graduação em Administração Legislativa pela Universidade do Sul de Santa Catarina, além de mestre em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola de Administração do Instituto de Direito Público de Brasília. Dando prosseguimento as suas atividades, o ministro Marcos Jorge desempenhou a função de secretário-executivo do Ministério do Esporte, atuando como um dos responsáveis pela organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
O proponente da Sessão Solene lembrou que o homenageado é filho de um baiano com uma paraibana e que aos 10 anos ele se mudou para o município baiano de Jacobina, vivendo no estado da Bahia até os 14 anos de idade. O deputado José de Arimateia afirmou ser uma alegria e grande satisfação contemplar o ministro com o Título de Cidadão Baiano em reconhecimento ao seu excelente desempenho e trabalho profícuo no setor. “Com o licenciamento de Marcos Pereira, o atual ministro continuou exercendo as suas funções com maestria e num ótimo ritmo de trabalho, sempre focado em construir um novo Brasil. A Bahia recebe o nosso homenageado de braços abertos”, disse Arimateia.