José de Arimateia irá conceder honraria intitulada Prêmio Amigo da Pessoa Idosa

O deputado estadual José de Arimateia (PRB), que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), utilizou o Plenário da Casa, na tarde desta terça-feira (28), para fazer referência ao Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado anualmente no dia 15 de junho. Um em cada seis idosos sofre alguma forma de abuso no mundo.

O parlamentar informou que irá conceder o Prêmio Amigo da Pessoa Idosa para profissionais engajados e de dedicação notória com essa parcela da população. “Uma forma de reconhecer o trabalho de instituições e pessoas que de forma voluntária lutam diariamente para difundir e potencializar os direitos das pessoas idosas, que são invioláveis e precisam ser respeitados e colocados em prática”, explicou Arimateia.

Para ilustrar a temática, o deputado ressaltou os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgados em 2017. A previsão do órgão é de que este índice cresça, pois o estudo aponta que quase 16% dos idosos já foram submetidos a abusos psicológicos, abusos financeiros (6,8%), negligência (4,2%), abusos físicos (2,6%) ou abusos sexuais (0,9%).

O trabalho do deputado José de Arimateia em defesa dos idosos é expresso em Sessões Especiais anuais, Audiências Públicas, como por exemplo a que debateu o superendividamento do idoso. Durante os seus diversos pronunciamentos ele enfatiza a importância da aprovação dos Projetos de Lei de sua autoria, como o 12.367/2001, que propõe a criação da Delegacia de Proteção ao Idoso e Indicações, como a 18.698/2011, que solicita a implantação do Instituto do idoso. Outros considerados de relevância são os que propõem a criação da Delegacia do Idoso na cidade de Feira de Santana, a construção do Hospital do Idoso e Casas de Convivência para idosos vítimas de violência no estado da Bahia.

 

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?