A manhã da última sexta-feira (22) foi movimentada na Princesa do Sertão. O deputado estadual José de Arimateia (PRB) foi o anfitrião de mais um festejo pelos 10 anos do Partido Republicano Brasileiro, que foi marcado por discursos intensos e promissores de seus afiliados. O evento aconteceu no restaurante Kilo Grill, no centro de Feira de Santana, e movimentou lideranças partidárias, representantes da sociedade civil e imprensa.
Com o objetivo de fortalecer a imagem institucional da legenda, além de consolidar a militância, disseminar propostas e expandir as ações do PRB na Bahia, o Agenda 10, segundo o deputado Arimateia, tem sido uma maneira de orientar a população dos municípios por onde passa no sentido de saberem seus direitos políticos, humanos e sociais, primando sempre pela liberdade de expressão e valores da família. “Feira de Santana é o maior colégio eleitoral depois de Salvador, o que ratifica a tamanha importância em passar todos esses conhecimentos e mostrar a essa população que existe sim quem trabalhe sério, na realização de uma política limpa e honesta”, afirmou o parlamentar, que é filho de coração e cidadania da Princesa do Sertão.
Compuseram a mesa o Presidente Municipal do PRB, deputado estadual José de Arimateia, a Presidente Estadual da legenda, deputada federal Tia Eron, o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, o deputado federal Márcio Marinho, o deputado estadual Sidelvan Nóbrega, os vereadores Eli Ribeiro (Feira de Santana) e Edilson Ferreira (Lauro de Freitas) e Luiz Carlos (Salvador), a coordenadora do PRB Mulher de Feira de Santana, Ana Nery e o coordenador do PRB Jovem de Feira de Santana, Adenilton da Anunciação. A cerimônia contou também com a participação do artista da terra Paulo Bindá, que entoou, entre outras, o hino da cidade.
10 anos de histórias pra contar – Em 2003, mais de 450 mil eleitores brasileiros que desejavam mudanças no cenário político brasileiro manifestaram seu apoio à criação do Partido Municipalista Renovador (PMR). O ano de 2005 foi marcado pelo registro definitivo, junto ao Tribunal Superior Eleitoral, da nova agremiação que, neste ano, evoluía para um novo conceito político, passando a se chamar Partido Republicano Brasileiro (PRB), nome sugerido pelo Presidente de Honra, José de Alencar.
2006 foi o ano em que o PRB participou pela primeira vez de uma eleição, levando ao poder 1 deputado federal, 3 estaduais e o vice-presidente da República. Já em 2008, a legenda recebeu mais de 4 milhões de votos em todo o país. Dois anos mais tarde, saiu das urnas ainda mais fortalecido, tendo eleito 1 senador, 8 deputados federais, 17 estaduais e 1 distrital, com 7 milhões de votos.
Nas eleições municipais de 2012, o PRB conseguiu eleger 78 prefeitos e 1.204 vereadores pelo território nacional. Atualmente, o Partido Republicano Brasileiro conta com o Ministro do Esporte, George Hilton, o Senador Marcelo Crivella, além de 21 deputados federais, 26 deputados estaduais, 62 prefeitos e 701 vereadores.