O deputado estadual José de Arimateia (Republicanos) intermediou, na última terça-feira (5), um encontro com membros da Organização Não Governamental (ONG) Bem-Estar Animal, onde o protetor Alan Sena propôs ao secretário particular do prefeito Bruno Reis, Igor Dominguez, a
criação de um projeto para estabelecer um programa de apoio aos protetores de animais cadastrados no município de Salvador/Ba.
De acordo com a ONG, também é preciso cuidar de quem os cuida para garantir o bem-estar destes seres. Para isso, é necessário promover a assistência à saúde física e mental dos protetores.
O deputado justifica que “o protetor é uma pessoa que, voluntariamente, resgata animais abandonados ou em situação de risco, e que também provê assistência para adoção responsável ou devolução à comunidade em que vivem, resguardando os princípios da solidariedade, amor e altruísmo.” 

José de Arimateia ressalta ainda que, “são incontáveis os cuidadores, que trabalham de forma anônima, e muitas vezes contam apenas com doações de
terceiros.” Se prosperar, será apresentado um projeto-piloto para apreciação do chefe do executivo municipal, e que poderá servir de modelo para outras cidades do estado.
Além do médico-veterinário e protetor Alan Sena, estiveram presentes as protetoras Mirian Reis e Tânia Bonfim – ambas da ONG Bem-Estar Animal.
Texto: Gabriel Dallas
Fotos: Cris Oliveira