O presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual, José de Arimatéia (PRB), presidiu na manhã desta quinta-feira (dia 15) o evento intitulado “II Semana de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental”, no Auditório Jutahy Magalhães, situado na ALBA. A ocasião foi realizada pela Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa)/Secretaria de Saúde do Estado da Saúde.
O ato, que começou dia 14 teve o objetivo de discutir amplamente a atuação da Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental do Estado da Bahia, juntamente com representantes do Parlamento Baiano, setores produtivos, Governo e Sociedade Civil.
“Como presidente da Comissão de Saúde e Saneamento desta Casa eu apoio todo esse movimento, que objetiva também a organização de carreira. A Vigilância Sanitária desempenha um papel importantíssimo porque eles buscam, de forma preventiva e eficaz, trabalhar de forma direcionada pela saúde da população”, enfatizou Arimatéia, chamando atenção ainda dos gestores municipais, pois por falta da prestação de contas o Ministério da Saúde suspendeu verba sanitária em 75 municípios baianos.
Um dos principais pontos de discussão do encontro foi a criação dos cargos de inspetor e técnico em vigilância sanitária. Além dos petistas Zé Neto e Marcelino Galo, ainda participaram do evento técnicos e dirigentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, representantes das Secretarias Municipais de Saúde, técnicos da Vigilância Sanitária estadual e municipal, Ministério Público, Procon, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associações de Hospitais, Universidades, interessados e demais órgãos vinculados a essa discussão.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa da Bahia.