A manhã do próximo dia 30 de abril será marcada por mais uma celebração pela passagem do Dia Nacional dos Animais na Assembleia Legislativa da Bahia. Às 9h30, o deputado estadual José de Arimateia (PRB) dará início à Sessão Especial, que montará uma feira de adoção pela primeira vez na AL-BA. Proponente do ato e defensor assíduo da causa animal, ele é o único parlamentar, até hoje, responsável por promover eventos sobre o tema no Plenário da Casa.
Debater as políticas públicas de tratamento aos animais, especialmente os de rua, e expor a atual situação deles na Bahia são os objetivos da cerimônia que, este ano, terá como tema a importância da adoção.
Segundo Arimateia, a compaixão do homem para com outras espécies deve ser posta em prática de forma igualitária, ao contrário da realidade em que vivem 100 mil animais abandonados em Salvador. “Os animais são seres vivos e eu me sinto sensibilizado enquanto cidadão e parlamentar por ver a situação de muitos. Não posso ser indiferente a isso. Este é também um problema de saúde pública, por isso gostaria de contar com o maior empenho do governador Rui Costa”, pontuou o deputado, também vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento do Parlamento Baiano.
A sessão será aberta ao público e estarão presentes ativistas do campo de defesa dos animais, representantes de organizações não governamentais (ONGs), autoridades dos órgãos do Poder Público Municipal e Estadual, veterinários, advogados, além de deputados estaduais e federais.
Feira de adoção – A ação, inédita na Assembleia Legislativa da Bahia, vai trazer ao estacionamento da Casa cerca de 20 animais, entre cães e gatos, numa parceria com ativistas da causa, que sempre foi uma das mais importantes bandeiras do deputado Arimateia. A feira funcionará a partir do término da sessão especial até as 12h.
Atuação em defesa dos animais – Arimateia é autor do Projeto de Lei nº 20.444/2013, que visa instituir o atendimento veterinário gratuito aos animais da população carente de toda a Bahia. Além disso, o parlamentar é responsável pela indicação nº 19.767/2012, para a construção de um Hospital Veterinário Público para cães e gatos no estado.