“Direito do Consumidor: Uma Questão de Justiça e Cidadania” foi o tema do seminário que lotou o auditório do Edifício Jutahy Magalhães, na Assembleia Legislativa, na tarde de ontem. O evento foi uma realização do Procon, em parceria com a Escola do Legislativo, destinado aos parlamentares, assessores, servidores e interessados.
O deputado José de Arimatéia marcou presença na mesa de honra, que também foi composta pela coordenadora regional da Secretaria de Turismo, Giuliana Brito, o superintendente da Fecomercio, Paulo Studart, a diretora de assuntos especiais do Procon, Deise Meneses, bem como o secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia, Almiro Sena, além da representação da sociedade civil, com Selma Magnavita, da Associação de Donas de Casa e Consumo da Bahia.
Após a abertura oficial com Graciliano Mascarenhas, procurador-geral da Casa Legislativa, e a participação da diretora da Escola do Legislativo, Juliana Leal, a palestra deu início com os esclarecimentos sobre as ações desenvolvidas pelo Procon e dos projetos desenvolvidos em parceria com os poderes públicos, bem representados por Deise Meneses, que passou o microfone pra dar a vez ao secretário Almiro Sena, que se aproximou da plateia usando o termo provocação e impulsionou uma reflexão sobre a sociedade de consumo que domina os dias atuais.
Afirma que “a vontade compulsiva de comprar está associada com a felicidade” na palestra sobre o papel do Procon na promoção da cidadania e educação do consumo. Deixou claro que “devemos ao máximo tentar ser o menos consumistas possível” e conclui que “a felicidade não está no consumo” e sim, nos nossos valores.
O secretário ressalta a importância de ter conhecimento sobre a lei do consumidor e foi homenageado pelo deputado José de Arimatéia: “Parabenizo a Secretaria da Justiça, com Almiro Sena e todo sua equipe, e ressalto a importância do Procon itinerário que possibilitou à população conhecer ainda mais de perto os seus direitos como consumidores”, disse o parlamentar.
Fonte e foto: Jornal Diário Oficial.