Com o compromisso de dar continuidade ao trabalho iniciado em 2007, o novo titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Washington Couto, tomou posse nesta terça-feira (21), em cerimônia realizada na sede da Sesab, no Centro Administrativo, em Salvador. Depois de ocupar o cargo de chefe de gabinete por sete anos, Washington Couto assumiu o lugar antes ocupado pelo médico sanitarista Jorge Solla.
No evento de transmissão de cargo, Washington Couto destacou a prioridade que o governador Jaques Wagner, representado no evento pelo secretário da Casa Civil, Rui Costa, tem dado à área de Saúde. “Essa prioridade que o governador dá à saúde e sete anos trabalhando junto com Jorge Solla nos dá uma tranquilidade, fazendo as coisas acontecerem. O nosso compromisso com a população é continuar a expansão dos serviços de saúde com um ritmo acelerado. Serei dedicado a essa missão”, afirmou o novo Secretário.
O novo titular da Sesab, Washington Luís da Silva Couto, é graduado em administração, ocupava o cargo de chefe de gabinete da Sesab desde janeiro de 2007. Foi subsecretário de saúde do município de Vitória da Conquista, diretor de planejamento da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde e secretário de Saúde do município de Camaçari.
Na sua despedida, o médico sanitarista Jorge Solla fez um balanço das ações durante os sete anos da sua gestão. “Deixamos marcas profundas na ampliação das ações de saúde. Foram ações de imunização, na atenção básica, na atenção hospitalar, na regionalização. É um conjunto muito grande de serviços que agora chegam à população”, afirmou Jorge Solla. Ele destacou o aumento no número de leitos, que teve um incremento de 1.300 novos e o número de leitos de UTI, que foi triplicado.
“Washington Couto é uma pessoa preparada, que conhece todos os setores da Sesab e com certeza irá desempenhar muito bem o trabalho”, disse Jorge Solla. Afirmação compartilhada por Rui Costa. “Solla foi o melhor secretário de saúde que a Bahia já viu e Washington Couto tem um grande desafio de dar continuidade a esse trabalho, e com certeza fará um bom trabalho”, pontuou o secretário da Casa Civil.