Seminário sobre violência contra idosos fecha mês de sensibilização, na Alba

A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa realizou, nesta quinta-feira (29), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o I Seminário temático sobre a sensibilização a respeito da violência contra a pessoa idosa.

O evento encerra a campanha de conscientização “Junho Violeta”, realizada por meio da pasta, em parceria com a União das Organizações da Sociedade Civil. O deputado José de Arimateia (REP) falou sobre a importância da pauta.

“Estamos vivendo o envelhecimento da população brasileira e precisamos despertar para o olhar da sociedade no respeito e dignidade à pessoa idosa. Um levantamento recente realizado pelo IBGE aponta que as pessoas com 60 anos ou mais representam 14,7% da população residente no Brasil. Os números demonstram o crescimento dos idosos e consequentemente, a maior necessidade de repensarmos políticas públicas”, disse.

Ele enfatizou que há um empenho da Frente, a qual preside, em priorizar a política do idoso, junto com uma rede de apoio que envolve diversos órgãos. “Como representante dos baianos e das pessoas idosas, defendo a causa reconhecendo a necessidade de lutar por esta importante parcela populacional.”

Ex-presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa e organizadora do evento, Lucia Mascarenhas enfatizou que “a ideia do seminário é formar uma comissão, através das OSC’s, para levar conhecimento e informação às comunidades em que vivem os idosos, não somente nas ILPI’s ou centros de convivência.”

“Precisamos trabalhar para ter idosos ativos, informados e lutando pelos seus direitos. Nós precisamos de políticas públicas e comportamentais para mudar a realidade dos idosos”, completou.

Na Bahia, o número de idosos é maior que a média nacional. Entre 2012 e 2021, o número de pessoas idosas aumentou 44,1% no estado, enquanto o crescimento nacional foi de 39,8%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) de 2021.

Na Mesa, o deputado José de Arimateia; a diretora da União das OSC’s, Lucia Mascarenhas; o representante do Grupo Poder Grisalho, Ângelo Márcio Correia; o presidente da Frente Nacional dos Idosos – núcleo Bahia, Silvio Leal; o especialista no acolhimento domiciliar da pessoa idosa, Dr. Eliaquim Silva dos Santos; a vice-presidente do Grupo Boneca de Pano, Barbara Cavalcante; e a mestranda em Gerontologia, dra. Marinês Marques.

 

Seminário sobre violência contra idosos fecha mês de sensibilização, na Alba1

 

Gabriel Dallas / Foto: Cris Oliveira

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?