Programa “Hemoba em ação” é realizado na ALBA

O deputado estadual, José de Arimatéia (PRB), também presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia participou ativamente do Programa intitulado “Hemoba em Ação”, que foi instalado no inicio da manhã, desta terça-feira (20) na ALBA, e irá permanecer até sexta-feira (dia 23 de maio). O parlamentar foi o responsável pela ação na Casa.

programa-hemoba-em-acaoCom dois postos na Assembleia Legislativa, no estacionamento e na frente do Memorial, a ação objetiva convocar a população para doar sangue na expectativa de aumentar o estoque das unidades de coleta em todo estado, com isso impulsionando a doação voluntária.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a estimativa para manter-se um nível de estoque positivo é necessário que pelo menos 3% da população doe sangue de forma regular. No Brasil, dados do Ministério da Saúde evidenciam que 1,7% da população é doadora, sendo dominante os que optam pela doação na tentativa de ajudar amigos ou parentes.

“Convoco todos os funcionários e assessores da Casa Legislativa para que se envolvam com o Programa porque milhares de pessoas contam com esse gesto para continuar vivendo. Na Bahia apenas 1% da população reserva o seu tempo para o ato. Isso comprova a necessidade do estado crescer em termo de doação de sangue porque o estoque ainda não é satisfatório”, destacou Arimatéia.

Com a proximidade dos festejos juninos e da Copa do Mundo, o Hemoba precisa ter um estoque confortável de bolsas de sangue. Após a Assembleia Legislativa, o Hemóvel passará entre os dias 27 à 30 de maio pelo estacionamento da prefeitura de Feira de Santana. Entre os dias três a seis de junho, estará na praça do setor C do bairro de Mussurunga. Por fim, do dia 10 à 13 de junho estará na Praça da Feirinha de Cajazeiras X.

Doação de sangue

As condições básicas para doar sangue incluem boa saúde, portar documento oficial de identidade com foto e idade entre 16 e 69 anos incompletos. A necessidade de sangue é constante. Transfusões de sangue fazem a diferença entre a vida e a morte para centenas de pacientes. Estima-se que de cada 10 pacientes internados pelo menos um necessitará de sangue.

Medula óssea

Com base nas leis de genética, as chances de um indivíduo encontrar um doador ideal entre irmãos (mesmo pai e mesma mãe) é de apenas 35%. Entre indivíduos não aparentados, a chance estimada é de 1 para 100 mil. Para se cadastrar como doador só precisa ter entre 18 e 55 anos incompletos, gozando de boa saúde.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?