Comissão de Saúde e Saneamento visita o Hospital Geral Roberto Santos

A Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa esteve na tarde da quarta-feira, 30, no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) para reunir-se com os dirigentes do maior hospital público do Norte-Nordeste. A visita faz parte da agenda do colegiado que pretende, ainda este semestre, visitar outras unidades hospitalares e Secretarias de Saúde, na capital e no interior, para avaliar a condição da saúde pública no Estado e, ao final, produzir um relatório com sugestões de medidas que serão apresentadas ao Governo. “Considero este primeiro momento, em que vemos a situação in loco e temos a oportunidade de conversar diretamente com as pessoas – sejam usuários do sistema, Governo ou dirigentes –, extremamente importante para o desenvolvimento do trabalho que vamos desenvolver a partir dele”, disse o Deputado Estadual José de Arimatéia (PRB), que preside a comissão.

comissao-de-saude-HGRAlém de José de Arimatéia, os Deputados Graça Pimenta (vice-presidente da comissão), Marcelino Galo, Sargento Isidório e Alan Sanches foram recebidos pelo diretor-geral do HGRS, Dr. Paulo Bicalho, que declarou que a visita é “uma grande motivação, não só para a direção do hospital, mas para todos os servidores que integram o corpo médico e administrativo da unidade”, mostrando-se contente com a possibilidade de diálogo.

Os parlamentares tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do maior hospital da região Norte-Nordeste acompanhados do Dr. Bicalho, que lhes explicou o novo modelo de gestão do HGRS. Além da construção de um prédio anexo que irá abrigar a parte administrativa, de ensino e pesquisa e os ambulatórios – o que acarretará no aumento da assistência ambulatorial e de internação, pois o setor será todo convertido em enfermarias – a unidade passará por uma ampla reforma. No andar térreo, por exemplo, serão mais do que o dobro dos atuais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), passando para 80 (60 de adultos, 20 pediátricos), além de novo parque hemodinâmico, bancos de sangue e de leite humano, novas salas de cirurgia e redimensionamento do setor de bioimagem. Ainda de acordo com Paulo Bicalho, o andar intermediário do hospital abrigará os serviços de nefrologia e quimioterapia, estando previstas UTI e enfermaria para transplantados e semi-intensiva neonatal.

A reunião contou também com a presença da Drª. Delvone Freire, Diretora de Ensino e Pesquisa do HGRS; Dr. José Saturnino Rodrigues, Diretor Administrativo do HGRS; Drª. Susana Ribeiro, Sub Secretária do Secretário de Saúde da Bahia Jorge Solla; Dr. Paulo Barbosa, Diretor de Gestão da Rede Própria da Sesab; Drª Gisélia Santana, Superintendente de Atenção Integral à Saúde.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?